AEP regressa ao Egito com empresas do setor da construção;

AEP regressa ao Egito com empresas do setor da construção
Sucesso alcançado na edição do ano passado da BIG 5 Construct EGYPT levou a AEP a organizar a segunda partici-pação na feira.
AEP – Associação Empresarial de Portugal volta, esta semana, com cinco empresas nacionais, ao Egito para participarem na BIG 5 Construct EGYPT, a mais importante feira da fileira da construção e materiais de construção, pedras e rochas ornamentais, tecnologias e ambiente, que acontece no Cairo, entre os dias 25 e 27 de junho.
Para a AEP, que organiza a segunda participação portuguesa na BIG 5 Construct EGYPT, a deslocação, que tem como objetivo apoiar as empresas na diversificação de mercados para aumentar as exportações, é uma oportunidade para consolidar contactos feitos o ano passado e estabelecer outros com novos parceiros.
A AEP já desenvolve ações presenciais neste mercado desde 2010, através da organização de várias missões empresariais, mas o sucesso alcançado na edição do ano passado da BIG 5 Construct EGYPT fez a associação regressar para realizar a segunda participação na feira.
Olhando para a economia do país, o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, recorda que, “nos últimos seis anos, o Governo egípcio tem mantido o investimento em novos projetos (New Mansoura City, New Administrative Capital, o comboio de alta velocidade) e que é o primeiro país da MENA a emitir “green bonds”, que permitem o desenvolvimento de projetos nas áreas da gestão de energia e transporte, saneamento e gestão de água e plataformas de energias sustentáveis.”

Empresas portuguesas presentes
Na BIG 5 Construct EGYPT vão estar as empresas Balanças Marques (balanças industriais), Urbimagem (sistemas de arquitetura e construção), Catari (andaimes), Safina – Sociedade Industrial de Alcatifas (tapetes e carpetes) e Metalúrgica do Tâmega (centrais de britagem e crivos).
A edição de 2021 da feira contou com a participação de 196 expositores e 11 mil visitantes profissionais, oriundos de 16 países, fazendo da BIG 5 Construct EGYPT um evento à escala mundial e, por isso, uma oportunidade para abordar vários mercados e as potencialidades de negócio que apresentam.
O Egito tem abundantes recursos naturais (petróleo e gás natural). A exploração do campo de gás natural de Zohr, a maior jazida do Mediterrâneo, veio consolidar o Egito como um importante exportador mundial.
O Canal do Suez – principal eixo de passagem dos fluxos de comércio entre a Europa, a bacia Mediterrânica e o Sudoeste Asiático – é crucial para o desenvolvimento económico do Egito.
Suportado pelo investimento e pela exportação de bens e serviços e ainda pelo bom desempenho dos setores da energia, construção e turismo, entre 2019 e 2020, a economia do país sofreu o impacto da pandemia nos fluxos comerciais, no turismo e na procura interna. Para 2022, estima-se o aumento da procura global, das exportações e da retoma do turismo.

Projeto BOW – Business on the Way com balanço positivo

O ano passado, o projeto BOW – Business on the Way promoveu a participação de mais de 100 empresas em 17 ações, entre feiras internacionais, missões empresariais (virtuais, físicas e inversas), em 22 mercados distintos.
Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.
O projeto BOW – Business on the Way é desenvolvido pela área internacional da AEP, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.
22/06/2022
Partilhar
Comentários 0