Quais os automóveis mais seguros para o EuroNCAP?;

Crash-tests realizados no passado
Quais os automóveis mais seguros para o EuroNCAP?
O novo Renault Clio destacou-se entre os utilitários.
O EuroNCAP, organismo que põe à prova a segurança dos automóveis que chegam ao mercado europeu através de crash-tests, deu a conhecer os modelos, por segmento, com melhor desempenho em 2019. 
Aquele órgão pôs à prova de 55 automóveis, dos quais 41 obtiveram as cinco estrelas máximas de acordo com os mais recentes critérios. “Isso faz de 2019 um dos anos mais impressionantes já registados desde que o EuroNCAP começou [em 1997] a avaliar a segurança do consumidor de carros no mercado europeu”, indica a entidade.
Nos utilitários, houve um empate entre Audi A1 e Renault Clio. O Ford Puma foi o segundo classificado nesta categoria. Esta classe de veículos continua a ser a mais competitivo do mercado, como é ilustrado pela presença de modelos na lista que obtiveram classificação de três, quatro e cinco estrelas.
A Mercedes recuperou a “coroa” no segmento dos pequenos familiares, com o CLA (uma das versões do Classe A, melhor da classe em 2018). O modelo alcançou uma pontuação de mais de 90% em três das quatro áreas de segurança e obteve a melhor classificação geral do ano. Realce-se que a marca alemã lançou, em 2019, mais cinco modelos que obtiveram a classificação máxima do EuroNCAP.
A Tesla está também em destaque pela positiva. O Model X venceu a categoria grande todo-o-terreno/SUV (com o Seat Tarraco em segundo lugar) e o Model 3 venceu a classe elétrico e híbrido e, em conjunto com o com BMW Série 3, liderou a classe grande familiar. Os dois modelos alcançaram pontuações gerais idênticas, com o BMW a obter melhor pontuação na proteção a peões e o Tesla nos sistemas de assistência em termos de segurança. O novo Octavia da Skoda foi o segundo colocado neste segmento.
Na classe combinada de pequeno todo-o-terreno/SUV/MPV, a Subaru venceu com o novo Forester, com um excelente desempenho geral. O CX-30 da Mazda e o T-Cross da Volkswagen fecharam o pódio neste segmento.
Apesar de perder o primeiro lugar, a Mazda teve um excelente ano, com o Mazda 3 a apresentar um desempenho excecional na proteção de ocupantes adultos e a lograr o segundo lugar (atrás do Mercedes CLA) na já referida categoria do pequenos familiares.

No vídeo abaixo pode ver um resumo dos vencedores por categorias dos testes EuroNCAP em 2019.

Aquiles Pinto, 30/01/2020
Partilhar
Comentários 0