Comércio eletrónico atinge cinco mil milhões em Portugal;

Comércio eletrónico atinge cinco mil milhões em Portugal
O e-commerce em Portugal registou em 2018 um crescimento de 17%, alcançando um valor total na ordem dos cinco mil milhões de euros, adianta o “CTT e-Commerce Report 2019”. Este relatório conclui também que há mais portugueses a comprar online: 46% dos portugueses fizeram pelo menos uma compra online durante o ano 2018 (mais 10% que em 2017), equiparando Portugal à média dos países do Sul da Europa (47%), de entre os quais o mercado espanhol continua a destacar-se como o que mais cresce.
“As conclusões do relatório mostram bem o crescimento do comércio eletrónico em Portugal, que assume um papel cada vez mais relevante nos hábitos de compra dos portugueses. Os CTT querem continuar a liderar o crescimento deste segmento, em colaboração com start ups e outras empresas e lançando soluções inovadoras que propiciem uma excelente experiência de compra”, refere Alberto Pimenta, diretor de e-commerce dos CTT.
O “CTT e-Commerce Report 2019” conclui ainda que o perfil do e-buyer português caracteriza-se por predominância do género feminino (51,5%), mais adulto e centrado nas idades ativas dos 25 aos 44 anos (66%), logo seguido dos mais jovens (23%), urbano (Lisboa e Porto) e oriundos das classes sociais média-alta e média (81% e 77% respetivamente destes segmentos populacionais, compram online).
Quanto à origem das compras, os compradores online portugueses continuam a comprar maioritariamente em sites e/ou plataformas de e-commerce internacionais. A China surge claramente como a origem mais referida (70%), seguindo-se a Espanha e o Reino Unido.
 
Previsibilidade de entrega realçada 
 
Quanto às entregas das suas encomendas online, o consumidor português privilegia mais a previsibilidade da entrega, em termos de dia (52%) e hora (47%), do que o tempo de entrega (39%). De destacar, no entanto, que persistem e são reveladas quer pelos “e-buyers” quer pelos “e-sellers” as expectativas e tendências da entrega gratuita, da maior rapidez e da maior conveniência em termos de novas opções de locais de entrega, para além do domicílio, que não deixa de continuar a ser a mais preferida pelos compradores (87%). 
Susana Almeida, 15/11/2019
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