Concelho da Trofa está a investir na vertente desportiva;

Sérgio Araújo, vereador, garante
Concelho da Trofa está a investir na vertente desportiva
O Concelho da Trofa tem sofrido bastantes alterações ao nível do desporto, nos últimos anos. Desde há oito anos que se verifica um forte impulso em todas as suas vertentes, não só na desportiva como em tudo o que o desporto deve representar, referiu Sérgio Araújo, vereador da Câmara Municipal da Trofa, que teve como interlocutora a atleta Aurora Cunha, no painel “A sustentabilidade do nosso futuro comum”.
O político quis deixar claro que o desporto na Trofa não se limita ao futebol, embora, naturalmente, também tenha a sua expressão. “Temos uma escola de atletismo e várias associações que se dedicam à prática desportiva, com excelentes resultados. Por exemplo, temos um campeão nacional de ténis sub-12, o que é revelador do que tem sido feito ao nível desportivo. Há dois anos passaram a existir as condições para a prática deste desporto.” A realidade é que, anteriormente, não raras vezes, as pessoas tinham de se deslocar para fora do concelho para a prática de desporto. Ora, o concelho foi evoluindo, no sentido de integrar e disponibilizar as várias modalidades desportivas. Sérgio Araújo deixou claro que, as três maiores provas desportivas do concelho nem sequer estão ligadas ao futebol. “De facto, a nossa aposta é no sentido do desporto variado.”
Aurora Cunha, enquanto atleta internacional de referência, deixou alguns conselhos aos jovens, bem como aos pais. “Estamos a viver novos tempos. Hoje paga-se para tudo e o desporto não é exceção à regra. Os país têm de se mentalizar que ao praticarem desporto, os seus filhos não estão noutros sítios, mas antes a dedicar-se a uma atividade saudável e a promover o convívio com os seus pares. No entanto, os pais não podem querer tudo, nem todos vão ser campeões.”
Na sua opinião, o que acontece é que, por vezes, “há falta de motivação e isso tem de ser contrariado. Os jovens têm de sonhar. Quando se quer uma coisa, é preciso lutar por ela. Por sua vez, é preciso dar tempo e oportunidades aos jovens. “É necessário incutir nas crianças a força de vontade, o querer, o sonho. Afinal, todos gostamos e queremos ser felizes”. Aurora Cunha defende que é preciso acreditar num mundo mais justo e solidário. “O desporto é solidário. O desporto é uma bandeira que pode fazer muito pela sociedade”, concluiu a autora do livro “Aurora Cunha – uma vida de paixões”.
Susana Almeida, 03/12/2021
Partilhar
Comentários 0