As Empresas Familiares atuam em todos os setores de atividade;

Reflexões sobre Empresas Familiares
As Empresas Familiares atuam em todos os setores de atividade
Os negócios de origem familiar sempre foram muito associados a atividades suportadas em recursos de origem na família e mais ligados aos setores primários, indústria e, com a agregação de núcleos populacionais, ao comércio.
O estudo “Empresas familiares da Região Norte: Mapeamento, Retratos e Testemunhos”, apresentou como um dos pontos fortes das empresas familiares a sua atuação transversal aos distintos setores de atividade económica.
Uma análise mais detalhada dos dados evidencia uma concentração em nove setores de atividade económica (que agrega mais de 90% das entidades):
  • uma concentração superior a 53% em três setores: Comércio (grosso e retalho) e Reparação de Veículos (26,6%); Indústria Transformadora e Construção (em conjunto 27,3%);
  • os quatro seguintes setores possuem uma distribuição muito equivalente, na casa dos 7% e dedicados essencialmente à área de serviços: Consultoria; Imobiliária, Saúde e Apoio Social e Alojamento e Restauração;
  • o setor primário ligado à Agricultura e Pescas representa 3,5% das empresas.
Independentemente da distribuição percentual, o que é de ressalvar é a capacidade de as sociedades de origem familiar surgirem em qualquer ramo económico com o espírito de resiliência.  


Em 1956, Manuel Coutinho constitui-se como agente da marca automóvel Ford. Os anos seguintes caraterizam-se pela obtenção de novas concessões: Morris, Peugeout, Toyota, Mitsubish. Na década de 1980 alargam a concessão aos tratores (Fiat, Kubota) e assiste-se a novas entradas, nomeadamente em áreas geográficas fora do Porto.
Nos anos 90 assiste-se à autonomização de áreas de negócio, surgindo por exemplo a MCoutinho Tratores, a MCoutinho Reparações e o negócio de Peças Originais; à criação da Couticrédito dedicada ao financiamento e seguros; à aquisição de diversos concessionários com especial relevo para a Zona Norte.
O continuado crescimento de empresas, áreas de negócios, concessões, etc. leva a uma reestruturação do grupo no início do Séc. XXI, surgindo aos 62 anos como “a expressão empresarial de uma vocação de serviço e de uma visão com futuro… presentes nos mais relevantes distritos nacionais com uma ampla oferta de serviços:
  • 43 pontos de venda de viaturas novas e 8 de usadas
  • 67 reparadores autorizados e 22 Oficinas
  • 8 centros de colisão e 2 logísticos de peças.
Aquando do lançamento do livro do 50º aniversário, Manuel Coutinho fez uma intervenção, acompanhado dos netos, onde salientou “Deposito neles a esperança da continuidade no futuro. Acredito que estão preparados para poderem cumprir essa missão com maior êxito”, Faleceu em 2015, deixando um enorme legado à vasta família: cinco filhos, onze netos e dois bisnetos, a quem desde cedo transmitiu e partilhou um empreendedorismo inabalável e a paixão pelos negócios.

Temas para reflexão:
  • Devemos concentrar-nos na atividade económica que dominamos?
  • Que fatores nos levam a ponderar o alargamento a outros setores de atividade?
  • O alargamento deveria ser para atividades correlacionadas ou distintas do setor atual?

António Nogueira da Costa

Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
@empresasfamiliaresdesucesso
 
 
Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
http://www.efconsulting.pt
 
 
 
 

Partilhar
Comentários 0