O papel da gestão executiva na inovação e disrupção;

O papel da gestão executiva na inovação e disrupção
A gestão, principal órgão executivo da empresa, deve ser quem mais deve estar atento aos sinais de inovação e disrupção no mercado de atuação.
Como uma das funções que lhe está assignada é pensar o que deverá ser a empresa no futuro e, consequentemente, na melhor via a prosseguir para o alcançar, é imprescindível o seu envolvimento na inovação da empresa.
O estudo “Empresas familiares da próxima geração: Liderando um negócio familiar num ambiente disruptivo”, da Deloitte, ilustrou muito bem este envolvimento, pois 94% dos participantes consideram que a gestão ou lidera ou está ativamente envolvida nos processos de inovação.
Somente uns residuais 1% indicam que a gestão pode ser um obstáculo à evolução.
Sendo possível inovar em múltiplas vertentes (processos, produtos, marketing, etc.) e com intervenções que podem ir de pequenas melhorias a disrupções, também é possível vislumbrar-se futuros em que manter as tradições pode ser a melhor forma de inovar.

As origens da Casa Delícia remontam a 1880 e ao local onde está o atual edifício, mandado construído em 1912 por Joaquina Pedrosa da Silva.
No início do negócio Joaquina criou um pão de ló original a que chamavam de Pão de Ló Coberto de Vizela. As pessoas que o degustavam diziam que era uma delícia, daí que o seu nome também seja o Pão de Ló Delícia ou Bolinhol.
Logo em 1920 e 1921, a família obteve dois registos: um de marca e outro de forma retangular.
A sua popularidade alargou-se à cidade do Porto e a D. José Regojo, industrial do setor têxtil de Redondela, que comprava quantidades significativas para oferecer a figuras políticas de Espanha, nomeadamente ao Generalíssimo Franco e ao Rei de Espanha.
A passagem geracional foi assegurada, sendo que, na atualidade, se mantém o método de fabrico de há um século, o que não significa que seja um grande embaixador da gastronomia local e que esteja lançado o desafio à 5ª geração: embalagem que assegure uma maior duração do prazo de validade do Bolinhol.

Temas para reflexão:

  • É a gestão quem deve estar atenta à disrupção do mercado e decidir o que fazer?
  • A inovação deve acontecer em todas as áreas e produtos?
  • Pode-se sobreviver num oceano de disrupções mantendo tradições?


António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Porto   http://www.efconsulting.pt

 

Partilhar
Comentários 0