O valor dos Cientistas de dados ;

O valor dos Cientistas de dados
Apesar de ouvirmos falar cada vez mais no papel que os cientistas de dados podem desempenhar dentro das empresas, a verdade é que continuam a persistir muitas incertezas e dúvidas em relação ao valor e utilidade das suas competências.
 Segundo um estudo levado a cabo pelo SAS - Accelerated Digital Transformation (sas.com) - sobre a satisfação dos cientistas de dados, as barreiras que enfrentam e a necessidade de investimento em competências analíticas, por parte das organizações, chegou-se à conclusão que a ciência de dados tem ainda um longo caminho a percorrer e que aqueles profissionais têm ainda muitos desafios a superar para conseguirem fazer um trabalho eficaz e reconhecido, fora dos departamentos de TI.
Não há dúvida que, nestes dois últimos anos, a transformação digital acelerou significativamente, devido ao impacto social e económico produzido pela pandemia. A própria figura do cientista de dados tem crescido em importância, à medida que cada vez mais organizações aceleram projetos de transformação digital usando a tecnologia para melhorar as suas operações. A pandemia alterou o dia-a-dia nas empresas até então, modificando as premissas e variáveis ​​de modelos e algoritmos preditivos, o que por sua vez causou um efeito dominó de adaptações em processos, práticas e parâmetros operacionais.
 No entanto, os números deste estudo são elucidativos: 42% dos cientistas de dados estão insatisfeitos com o uso da analítica nas suas empresas, o que está em parte relacionado com a forma como o conhecimento analítico é utilizado para a tomada de decisões. E isto foi apoiado por outros 42% que afirmaram que as informações e opiniões que apresentam não são levadas em consideração na tomada de decisão, o que na verdade é um dos principais problemas.
 É um facto que a pandemia obrigou a acelerar o processo da transformação digital e que o foco está agora mais centrado do que nunca na experiência do consumidor, na agilidade operacional, na capacidade da força de trabalho, no incremento de competências digitais e numa integração do digital de modo a dar resposta às mudanças.
 É necessário desenhar a experiência do cliente de fora para dentro ao invés do contrário e a confiança, a lealdade e satisfação dos clientes são fatores críticos de sucesso, assim como a capacidade de adaptação das organizações e o tempo de resposta face às mudanças no mercado.
 E os cientistas de dados têm um papel determinante para o sucesso e são elementos indispensáveis para acelerar o tal processo da transformação digital. São recursos transversais aos vários departamentos, sendo que algumas das suas tarefas incluem desenhar a experiência do cliente, a resolução da fragmentação dos dados, gerir os dados (on-line e offline), democratizá-los de forma a serem utilizados em todos os departamentos, analisar a informação. e criar valor na tomada de decisão.
A base está na análise prescritiva (descritiva e preditiva), que irá permitir criar valor e gerar recomendações, bem como apoiar na tomada de decisão.
 A resistência à mudança, nas organizações e dentro de alguns departamentos, é notória, e o receio por parte de muitos colaboradores que a adoção de processos de automação possa pôr em causa o seu lugar é ainda uma realidade. Sendo necessário desconstruir esta ideia e dar ênfase às vantagens e oportunidades imergentes. Os cientistas de dados podem ter um papel decisivo no processo digital, se houver abertura para isso. É necessário alinhar a cultura e uma liderança adequada, face às mudanças que estamos a viver. E, se em muitos departamentos a sua presença é já uma realidade com resultados tangíveis, noutros departamentos essa presença é ainda reduzida.
 Um dos principais desafios é precisamente descobrir a forma como as organizações devem implementar os conhecimentos e insights de projetos de analítica e os usam nas tomadas de decisão, o que a meu ver significa que ouvir os cientistas de dados e dar-lhes a oportunidade de intervir poderá ser útil e uma forma de melhorar e tornar mais assertivos e rápidos alguns processos de decisão.
 As organizações precisam de se consciencializar que investir numa equipa de cientistas de dados, com competências complementares, pode trazer um enorme valor para os negócios e que a informação que dispõem pode e deve ser devidamente tratada.
 A pandemia foi algo inesperado e muitíssimo grave sim, mas mostrou-nos o papel incontornável da tecnologia, destacando também o valor dos especialistas de dados, que são uma nova geração de especialistas analíticos com competências técnicas ímpares para resolver problemas complexos.
André Ramos, Data Scientist do SAS Portugal, 27/06/2022
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