Palácio da Bolsa acolhe “All Stars Pizza Antonio Mezzero Trophy” ;

Palácio da Bolsa acolhe “All Stars Pizza Antonio Mezzero Trophy”
Antonio Mezzero pretende que este evento anual cresça nos próximos anos ao nível do número de participantes, atingindo os 15 a 20 pizzaiolos, e de países envolvidos.
Harmonizar a pizza, um dos mais emblemáticos pratos da gastronomia italiana, com vinhos do Douro e do Porto pode parecer, à partida, algo de improvável, mas este é o ponto de partida para a primeira edição do “All Stars Pizza Antonio Mezzero Trophy”, que se realiza no próximo dia 19 de novembro, no Palácio da Bolsa, no Porto.
Tendo como mentor o atual campeão do Mundo de Pizza Napolitana, Antonio Mezzero, e contando com a participação de algumas marcas de referência da Região Demarcada do Douro, nomeadamente Graham’s, Altano, Croft, Quinta da Pacheca, Quinta do Crasto, Casa Ferreirinha, Porto Ferreira, o desafio passa por fazer dos robustos e afamados vinhos do Douro e do icónico Vinho do Porto o complemento perfeito na harmonização das ‘singulares’ pizzas que sairão das mãos de dez dos melhores pizzaiolos do mundo.
Provenientes de países tão distintos como Portugal, Argentina, Bulgária, França, Estados Unidos da América, Brasil, Suécia, Espanha, Polónia ou Itália, os dez pizzaiolos a concurso, mestres na arte considerada pela UNESCO Património Imaterial da Humanidade, terão 15 minutos para confecionar cada pizza, duas na fase de seleção, com harmonização com Vinho do Douro e Vinho do Porto, e uma na fase de eliminação. Para a semifinal, seguirão cinco pizzaiolos, em cada uma das categorias. Daqui sairão os três finalistas do “All Stars Pizza Antonio Mezzero Trophy”. A classificação terá como base a harmonização proposta, a apresentação, o paladar e o trabalho técnico.

Próxima edição será em Milão

O júri será presidido por Sérgio Miccú, presidente da Associazione Pizzaiuoli Napoletani (APN), e napolitano de gema, e integra também o chef de cozinha Tiago Bonito (do restaurante Casa da Calçada, com uma Estrela Michelin), o pizzaiolo Michele Mezzero (proprietário do grupo de pizzerias S. Martino), o enólogo Bento Amaral (do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto), o crítico gastronómico Fernando Brandão e a jornalista Lúcia Gonçalves.
As próximas edições “All Stars Pizza Antonio Mezzero Trophy” já estão definidas. A segunda será em Milão e a terceira em Madrid. Para além de querer levar o nome de Portugal e os vinhos nacionais mais além, Antonio Mezzero pretende também que este evento anual cresça nos próximos anos ao nível do número de participantes, atingindo os 15 a 20 pizzaiolos, e de países envolvidos.
FERNANDA SILVA TEIXEIRA (/fernandateixeira@vidaeconomica.pt), 16/11/2018
Partilhar
Comentários 0