O plano de emergência para substituição do CEO;

O plano de emergência para substituição do CEO
Na grande maioria das empresas familiares, o CEO (Chief Executive Officer) é o rosto e o timoneiro da sua condução executiva, sendo que a evolução da organização e a sua continuidade são indissociáveis do seu comportamento individual e, quando existente, da equipa de gestão sociedade.
O que fazer perante uma eventual ausência do líder?
Para além da competitividade da organização nos mercados onde se encontra a operar, uma das expectativas de todas as partes interessadas é que a empresa possua um plano de preparação e de eventuais candidatos a assumir esta importante função.
O estudo da Reynold Russel perguntou aos participantes se a sua entidade possuía algum plano de emergência de reação ou substituição do seu principal gestor. De acordo com o país dos inquiridos, os resultados afirmativos são bem distintos:
  • Uma média (enganadora) de cerca de 35% para os quatro países;
  • Um mínimo de 18% nas entidades italianas;
  • Um máximo de 62% e França;
  • Cerca de 32% para Espanha.
Nas sociedades de menor dimensão esta menor preparação é compreensível; contudo, nas entidades com estruturas mais profissionais espera-se que exista uma real preocupação de desenvolvimento de cenários de emergência. As situações de ausências inesperadas são, por si só, muito dolorosas e de difícil ultrapassagem, pelo que se existir pelo menos uma alternativa elencada, poderão ser enfrentadas de uma forma mais assertiva.


A empresa Faria & Branco, constituída em 2001, dedica-se à construção civil, armaduras de ferro e de aço e serviços de carpintaria para cofragem; emprega mais de 60 trabalhadores e tem por clientes muitas das maiores empresas nacionais do setor.
Em setembro de 2016, Nuno Branco, sócio gerente da empresa, estava à baliza num jogo de futebol de salão com os amigos quando caiu inanimado.
Apesar da sua idade de 40 anos e ser um praticante assíduo de futsal e BTT, não resistiu a uma paragem cardiorrespiratória que o vitimou e deixou órfãos dois filhos menores.


Temaspara reflexão:

  • Quem é o principal líder da nossa empresa?
  • Em caso da sua ausência prolongada quem opoderá substituir?
  • Essa pessoa (ou pessoas) está minimamente preparada para assumir as principais funções?
António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto   http://www.efconsulting.pt
 
Partilhar
Comentários 0