Tesla Model 3 lidera vendas “elétricas” na Europa;

Tesla Model 3 lidera vendas “elétricas” na Europa
O modelo foi, também, líder entre os modelos premium do segmento D.
O Tesla Model 3 teve entrada triunfal no mercado, segundo a Jato Dynamics. A consultora dá conta que o modelo norte-americano foi o modelo elétrico mais vendido na Europa em fevereiro, naquele que foi o seu primeiro mês de vendas completo.
 
Vendeu 3657 unidades no Velho Continente em fevereiro, bastante acima das 2884 do Renault Zoe, o segundo elétrico mais vendido da Europa. Nissan LEAF, BMW i3 e Hyundai Kauai Electric fecharam o “top” cinco.
A performance do Model 3 foi de tal forma marcante que logrou ser o modelo mais vendido entre as propostas premium do segmento D no mês em análise, à frente de modelos tão implantados como o Mercedes Classe C, o BMW Série 3 ou o Audi A4.
Entre os modelos recentes, independentemente da tecnologia, apenas o Citroën C5 Aircross, com 3810 matrículas, bateu as 3657 unidades do Tesla. O Modelo 3 ficou acima de outras importantes novidades no mercado em termos de vendas, como o Peugeot Rifter (3190), o DS 7 Crossback (2110), o Volkswagen Touareg (1684), o Audi Q8 (1458), o Seat Tarraco (1368), o Mercedes CLS (951), o elétrico Jaguar i-Pace (891), o Jeep Wrangler (712) e o Kia Proceed (431).
“O desempenho do Model 3 é notável, já que normalmente não vemos esse tipo de resultado antes de quatro ou cinco meses depois de um carro novo chegar às estradas”, comentou Felipe Muñoz, analista global da Jato.
Sobre a disputa do modelo elétricos com as restantes marcas premium, o especialista espera a agora a resposta dos restantes construtores. 
“Como estamos a ver nos EUA, a Tesla também está a sacudir o mercado europeu. O seu impacto de longo prazo dependerá da rapidez com que os fabricantes premium alemães, a Volvo e a Jaguar Land Rover reajam à chegada do Model 3 à Europa e à rapidez com que poderão lançar os seus próprios modelos elétricos do segmento médio”, acrescentou Felipe Muñoz.
 
Diesel caiu
 
O mercado automóvel europeu registou em fevereiro de 2019 o sexto mês consecutivo de queda, com 1,14 milhões de veículos matriculados. As vendas de diesel voltaram a cair, segundo a Jato Dynamics, embora a sua quota tenha estabilizado em 34%, devido ao aumento de 8% nos registos na Alemanha.
SUV, comerciais ligeiros e modelos desportivos foram os únicos segmentos a crescer naquele mês, como modelos compactos e médios e MPV a sofrerem fortes quedas. As matrículas de SUV aumentaram 10%, para 421 500 unidades e uma quota de mercado de quase 37%. Os pequenos SUV registaram 167 mil matrículas (+13%), e os SUV compactos 178 mil (+10%).
 
Volkswagen lidera por marcas
 
A Volkswagen liderou o ranking de marcas e modelos. A Peugeot e a Renault foram a segunda e terceira marcas mais vendidas. O Golf (que teve uma queda de 18% na gasolina e uma subida de 8% no diesel) foi o modelo mais vendido, seguido por Renault Clio e Volkswagen Polo.
Entretanto, o Volkswagen T-Roc subiu no ranking para se tornar o SUV mais vendido na Europa, superando o Tiguan e o Nissan Qashqai. Aleém do Polo, Fevereiro foi também um bom mês para a nova geração Ford Focus (que foi o sexto). Realce ainda, na lista da Jato, para o Opel Corsa, que atingiu o “top” dez como um crescimento de 13% nas vendas, apesar do envelhecimento do modelo.
Susana Almeida, 18/04/2019
Partilhar
Comentários 0