Vida Económica apresenta livro sobre negociação coletiva;

Vida Económica apresenta livro sobre negociação coletiva
Nuno Barroso e Nuno Cerejeira Namora, coordenadores do livro.
 
O grupo editorial Vida Económica, em parceria com a Law Academy, apresentou a obra “Negociação coletiva – Estado e desafios em Portugal e Brasil”, numa cerimónia que decorreu na Assembleia da República. O livro tem a coordenação de Nuno Cerejeira Namora e Nuno Barroso.
 
A abrangência dos temas tratados não se fica pela realidade nacional.  A legislação europeia é abordada no que se refere ao relacionamento entre o destacamento de trabalhadores, a aplicação do princípio da livre circulação de serviços e o reforço da contratação coletiva. No que se refere ao Brasil, é abordado o panorama das relações de trabalho e as negociações coletivas no país. Um outro tema tem a ver com os tempos complexos que se vivem nas novas formas de organização do trabalho e as consequências que podem advir em torno da organização das sociedades. 
Num mundo cada vez mais globalizado, onde o capital transcende barreiras territoriais e as relações de trabalho estão mais dinâmicas, é essencial que a negociação das condições de trabalho permita assegurar garantias mínimas aos trabalhadores e sempre na procura do seu bem-estar, mas também que surja como forma de viabilizar a adaptação do mercado de trabalho à realidade económica. A obra procura contribuir para uma projeção do futuro dos vários instrumentos disponíveis, não esquecendo a necessidade de serem observados pela visão conjunta de trabalhadores e empregadores. 
Susana Almeida, 11/07/2019
Partilhar
Comentários 0