Rota do Atum pretende combater sazonalidade turística de Porto Santo;

Rota do Atum pretende combater sazonalidade turística de Porto Santo
Bruno Martins, diretor da unidade hoteleira Vila Baleira, faz um balanço “extremamente positivo” do Festival Rota do Atum.
Porto Santo recebeu há dias a segunda edição do Festival Rota do Atum. O evento gastronómico, promovido pelo “resort” Vila Baleira, visou “divulgar a iguaria, mas também impulsionar a promoção da ilha, do turismo e da economia local”, indica Bruno Martins.
Em declarações à ‘Vida Económica’, o diretor da unidade hoteleira faz um balanço “extremamente positivo” da iniciativa e afirma que o evento regressará em 2020 com um programa ainda mais ambicioso e com a vontade de ser uma verdadeira alavanca de crescimento turístico na ilha.
“Impulsionar a promoção da ilha de Porto Santo, do turismo e da economia local” e “divulgar a iguaria” foram os principais objetivos da segunda edição do Festival Rota do Atum. O evento, organizado pelo resort Vila Baleira, com o apoio da Secretaria Regional do Turismo e Cultura da Madeira, contou com mais de 30 iniciativas, entre jantares temáticos, um torneio de golfe, workshops, exposições, atividades de pesca e conferências motivando o reforço das ligações aéreas diretas de Lisboa e do Porto para a ilha.
Aderiram à iniciativa 15 restaurantes e unidades hoteleiras da ilha, que disponibilizaram almoços e jantares, a 20 e 25 euros respetivamente, em que o ingrediente principal foi o atum. No total foram servidas mais de 1400 refeições durante os sete dias do evento, metade das quais no restaurante do Vila Baleira, onde se realizaram os jantares temáticos. O objetivo passou assim a ser a projeção da própria ilha. “Ao projetarmos o hotel estamos a projetar a ilha e vice-versa, valorizando o trabalho de todos”, reforça Bruno Martins. 
Outro dos momentos altos do evento e que envolveu a restauração local foi o concurso “O Atum é a Estrela”. Aberto a profissionais de cozinha com restaurantes em Porto Santo, esta iniciativa pretendeu encontrar as propostas mais criativas em duas categorias: “Profissionais” e “Restaurantes”. Os vencedores foram o cozinheiro Jethazi dos Santos, do restaurante MED, na categoria de ‘Criatividade’, e Ricardo Ferreira, do Restaurante Panorama, localizado na Portela. Já na categoria de ‘Restaurantes’, o primeiro classificado foi a Casa do Velho Dragoeiro.
A secretária regional do Turismo e Cultura da Madeira, Paula Cabaço, marcou presença no jantar de encerramento e salientou a importância do festival, sublinhando que a iniciativa “valoriza um produto tradicional madeirense, envolvendo toda a comunidade e criando um conjunto de experiências que torna a iniciativa num verdadeiro produto turístico”. Por isso, as entidades públicas da região “vão continuar a apoiar este evento que projeta o Porto Santo enquanto destino turístico”.
 
Porto Santo recebe 92 377 turistas 
 
Assegurando que a afluência turística na Madeira, e, nomeadamente, em Porto Santo, “tem sido boa”, o diretor do Vila Baleira admite, contudo, o receio de um retrocesso a partir da segunda metade deste ano, por força do “Brexit”. 
Partilhando com a “Vida Económica” os mais recentes números referentes ao turismo no ano 2018, Bruno Martins salientou que Porto Santo recebeu no último ano um total de 92 377 turistas, oriundos sobretudo de Portugal, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca e Itália, sendo que 80% destas entradas registaram-se no período entre maio e outubro.
De modo a quebrar essa mesma sazonalidade, foi criado um outro evento, o Porto Santo Latin Week (evento de dança afro -latinas), que se realizou uma semana antes, de 27 de maio a 3 de junho. Durante uma semana, a ilha do Porto Santo, pela quinta vez, foi conquistada por dançarinos amadores e profissionais de todo o mundo, apostados em fazer da ilha uma animada pista de dança.
Bruno Martins explicou a continuação desta aposta nas danças latinas. “É o evento que marca o início do verão no Porto Santo, a sua continuidade é a afirmação do sucesso que vem sido construído nos últimos anos e que diversifica toda a oferta que o Porto Santo tem para oferecer aos turistas nacionais e estrangeiros”. E a edição de 2020 já tem data marcada: realizar-se-á de 25 de maio a 2 de junho. 

Showcookings no resort Vila Baleira.

 
Madeira fornece 60% do atum pescado em Portugal 
 
Dados oficiais estimam que mais de 60% da quantidade de atum pescado em Portugal provém da Região Autónoma da Madeira (RAM), especialmente de Porto Santo. Das águas da Região Autónoma há a referir, essencialmente, a captura de cinco espécies de atum: o gaiado, o voador, o patudo, o albacora e o rabilho. 
Pescado entre abril e outubro por embarcações porto-santenses, o atum é descarregado e pesado em Porto Santo, seguindo para a Madeira para o circuito comercial, sendo que parte considerável tem por destino a exportação. “A maior parte do atum pescado na Madeira é essencialmente consumido em Lisboa, em restaurantes de sushi”, mas uma boa parte segue também para Espanha, indicou Avelino Martins, diretor-geral do grupo Vidinha. 
As principais rotas migratórias deste peixe cruzam o território e isso faz com que o mesmo tenha uma posição muito importante na economia regional. Segundo a Secretaria Regional de Agricultura e Pesca, entre os meses de janeiro e maio de 2019 foram descarregadas 2600 toneladas de pescado nos cinco portos espalhados pela ilha da Madeira e Porto Santo, das quais 1500 foram de tunídeos, representando 54% do impacto financeiro das pescas nesta zona. 
Em termos de volume de negócios, a atividade movimenta, durante os cinco meses de atividade, cerca de oito milhões de euros e que são canalizados, principalmente, para o setor da indústria, não só enlatados ou farinhas mas também grandes revendedores de peixe. 


Vencedores do concurso “O atum é estrela”.
 
*A jornalista viajou a convite do Festival da Rota do Atum em Porto Santo. 

 
 
FERNANDA SILVA TEIXEIRA*, Madeira, Porto Santo fernandateixeira@vidaeconomica.pt, 19/07/2019
Partilhar
Comentários 0