Flama exporta 50% do total da sua produção;

Romeu Cascais, marketing manager da empresa, afirma
Flama exporta 50% do total da sua produção
“O foco da Flama tem passado pela aposta em produtos de maior valor acrescentado’, afirma Romeu Cardoso.
“As exportações são um caminho necessário e inevitável para qualquer empresa com uma estratégia de crescimento”, afirma Romeu Cascais, marketing “manager” da Flama, empresa que exporta 50% do total da sua produção.
Com 40 anos de atividade, a internacionalização e a aposta em projetos internos de I&D para lançamento de novos produtos e soluções estão entre as principais prioridades de investimento da Flama.
Vida Económica - Quais são os períodos mais marcantes nos 40 anos de atividade da Flama?
Romeu Cascais - Num percurso de 40 anos, é difícil destacar algumas fases, em detrimento de outras. No entanto, há alguns momentos que reconhecemos terem marcado a história da empresa e que tiveram grande influência no caminho percorrido até agora. 
Esses momentos foram a entrada no setor dos eletrodomésticos, o início das exportações e a entrada no mercado das máquinas café e dos robôs de cozinha.
 
VE - Em que tipo de produtos mais aposta para continuar a crescer no mercado?
RC - Mais do que apostar em famílias de produto específicas, o foco da Flama tem passado pela aposta numa gama de produtos cada vez mais abrangente e, ao mesmo tempo, em produtos de maior valor acrescentado. Queremos ajudar cada vez mais os consumidores portugueses no seu dia a dia, e fazê-lo passa por oferecer soluções para os diferentes momentos e necessidades das suas rotinas.  
 
VE - No setor dos eletrodomésticos, quais são os canais de distribuição mais relevantes?
RC - Existem vários tipos de canais de distribuição e, para a Flama, são todos importantes na medida em que trabalham em segmentos diferentes, oferecendo serviços e produtos distintos e ajudando a marca a chegar a mais consumidores e clientes. Embora distintos entre si, os diferentes tipos de canais de distribuição ajudam a divulgar a marca e a criar acessibilidade aos produtos, razão pela qual todos merecem especial atenção.
Exportações na rota 
da expansão
 
VE - A empresa tem vindo a apostar mais nas exportações reduzindo a dependência do mercado interno?
RC - Portugal é um país com 10 milhões de habitantes, demasiado pequeno para permitir desenvolver uma indústria com dimensão. As exportações são, por isso, uma caminho necessário e inevitável para qualquer empresa com uma estratégia de crescimento.
Atualmente, a Flama exporta 50% do total da sua produção.
 
VE - Quais têm sido as prioridades em termos de investimento?
RC - As prioridades da Flama em termos de investimento têm recaído sobre: desenvolvimento de novos produtos e aumento contínuo da nossa capacidade produtiva; aposta em projetos internos de I&D para lançamento de novos produtos e soluções; internacionalização; assistência técnica e serviço pós-venda no sentido de um acompanhamento do cliente cada vez maior e melhor; comunicação e divulgação da marca com o objetivo de fomentar uma proximidade cada vez maior entre esta e o consumidor final.
 
Susana Almeida, 10/10/2019
Partilhar
Comentários 0