Hotel Rural Casa do Rio e Campo de Futebol A Gandareira recebem o Grande Prémio de Arquitetura Enor 2020;

Entre mais de 200 obras em concurso
Hotel Rural Casa do Rio e Campo de Futebol A Gandareira recebem o Grande Prémio de Arquitetura Enor 2020
O Hotel Rural Casa do Rio, em Vila nova de Foz Côa, e o Campo de Futebol A Gandareira, Pontevedra, venceram este ano o Grande Prémio de Arquitetura Enor.
O Hotel Rural Casa do Rio e o Campo de Futebol A Gandareira venceram este ano o Grande Prémio de Arquitetura Enor. O prémio que celebra este ano o seu 15º aniversário, continua fiel à sua trajetória, e conseguiu reunir grande parte da melhor arquitetura que foi executada nos últimos três anos, na Península Ibérica. 
 
O júri, integrado por grandes nomes no âmbito da arquitetura como Graça Correia, Arturo Franco, María González, Carlos Seoane, Emílio Tuñón, vencedor do VII Prémio de Arquitetura Enor 2017 e Carlos Quintáns como coordenador do prémio, decidiram entregar o Grande Prémio Enor 2020 a duas obras em ex-áqueo, dos mais de 200 projetos apresentados a concurso: o Hotel Rural Casa do Rio, em Vila Nova de Foz Côa, do gabinete Menos é Mais Arquitetos, projeto onde foi destacado por palavras do júri, “a execução de um programa de hotel rural mediante uma operação infraestrutural, seguindo os passos da arquitetura contemporânea que incorpora uma relação entre a arquitetura e a engenharia”.
 O Campo de Futebol A Gandareira, em Silleda, Pontevedra, dos arquitetos Carlos A. Pita e Abraham Castro. Um projeto onde o júri valorizou “a capacidade de, com um único elemento prefabricado, poder gerar uma arquitetura de grande expressividade tectónica”. 
Dos 18 projetos finalistas, também foi reconhecido a obra Recuperação da Torre de Merola, em Barcelona, do gabinete de arquitetura Carles Enrich Studio, com o Prémio Ascensores Enor de Arquitectura Jovem 2020, por ser o melhor projeto de arquitetura da edição realizado por um arquiteto com menos de 40 anos.
Devido à situação atual, a entrega de prémios e a apresentação do livro onde são descritos todos os detalhes dos projetos vencedores, finalistas e selecionados da oitava edição, foi realizada através das redes sociais e da página web do prémio Enor onde estará disponível conteúdo audiovisual das obras premiadas desde o ponto de vista dos seus autores e do júri.
Susana Almeida, 20/11/2020
Partilhar
Comentários 0