Média anual de 700 milhões de euros Vistos Gold continuam a atrair investimento estrangeiro ;

Média anual de 700 milhões de euros Vistos Gold continuam a atrair investimento estrangeiro
O programa Vistos Gold já captou mais de 5,6 mil milhões de euros em investimento estrangeiro, desde 2012.
Com o adiamento da entrada em vigor das limitações anunciadas aos chamados Vistos Gold, o Governo deu “um sinal muito positivo na captação de investimento estrangeiro para o mercado imobiliário português”, defende a Worx Real Estate Consultants. As novas regras deveriam aplicar-se a partir de 1 de julho de 2021, mas o Decreto-Lei nº14/2021, de 12 de fevereiro de 2021, indica que só entrarão em vigor a 1 de janeiro de 2022.
Segundo esta consultora imobiliária, a decisão dá margem para que o mercado imobiliário continue a captar investimento estrangeiro e permite que os investidores continuem a considerar Portugal como uma alternativa para este tipo de programa. “O programa tem sido procurado por vários investidores estrangeiros (estando a China e o Brasil no topo da lista das origens do investimento), no entanto, o investidor britânico será certamente um mercado alvo nos próximos tempos dadas as dificuldades colocadas pela saída do Reino Unido da União Europeia”, acrescenta.
 A nova legislação salvaguarda o investimento realizado em ativos do segmento comercial, como escritórios, retalho, comércio e apartamentos turísticos, mantendo os investimentos elegíveis em Lisboa e no Porto.
O investimento total relativo à concessão de Autorização de Residência para Investimento (ARI), os chamados Vistos Gold, gerou cerca de 647 milhões de euros em 2020, indicando uma ligeira contração de 13% face a 2019 (segundo os dados mais recentes do SEF-ARI). De salientar que o mês de maio de 2020 registou um pico de investimento na ordem dos 146 milhões de euros (com uma variação homóloga de 192% face a 2019), o equivalente a 270 autorizações concedidas, marcando assim o valor mais alto desde março de 2017. O programa Vistos Gold já captou mais de 5,6 mil milhões de euros em investimento estrangeiro, desde 2012, sendo que a aquisição de bens imóveis representou a maioria deste montante, com um peso de 90%, e cerca de cinco mil milhões de euros no total.
Susana Almeida, 04/03/2021
Partilhar
Comentários 0