O que vou comer? Ordem na Mesa;

Viagens na minha terra
O que vou comer? Ordem na Mesa
Todos temos um memorial afetuoso das refeições de Família. A mais impressiva para mim era a da Quinta do meu querido Avô António, coronel de Cavalaria e comandante do Quartel de Braga.
A hora da refeição era sagrada e a ordem com que os comensais se sentavam e se serviam obedecia a uma etiqueta que era, acho, inventada por ele. Compenetrava-se no momento sagrado de comer, era um garfo excelente, mas não prescindia que as refeições de sua casa seguissem determinados e rigorosos preceitos. Ainda me lembro quando não aceitou na mesa um dos filhos, recém-casado, que se atrasou e a quem ele despachou com um: - “Quem tarde vier, come do que trouxer!”
Lembrei-me dele quando fui conhecer, a convite de bons amigos, o novo restaurante da Ordem dos Médicos.
Impressionou-me a transformação. Todos conhecem as belíssimas instalações da Ordem, ali bem perto do fresco e bonito Jardim de Arca de Água.
O restaurante, no entanto, era interior e não se aproveitava do contexto do pequeno palacete em que está instalada a Ordem dos Médicos.
Agora, o restaurante espraiou-se pelo jardim, o corredor e a entrada ganharam luz, mas principalmente, uma elegância feita de simplicidade. Respira-se um ar depurado, bonito, mas familiar, com um requinte feito da ausência de qualquer opulência.
Para que não pensemos que o restaurante é só futuro e que deixamos de estar na “ordem natural” das coisas, lá está a fazer a memória do passado o mesmo Senhor Adriano. Um Chef de Sala à antiga, cordato, diligente, sabedor. E as “memórias de Adriano” dão-nos a confiança e o peso da veneranda instituição que aqui tem a sua casa e, agora, uma mesa renovada.
Passemos às coisas de comer: há pratos do dia a preços económicos – um de peixe outro de carne. Optámos pelos filetes de pescada com arroz de coentros e salada. Tudo muito bem feito, caseiro, como se espera deste local de boa saúde.
Mas revisitemos a lista da casa, que aguarda ainda por renovação, depois de consumado o convite feito a um reputado Chef de cozinha.
Para entrada, peça um camarão empanado com molho de ervas, ou um delicioso pão de queijo mineiro com presunto e queijo fumado, ou ainda uns cogumelos recheados com bacon, queijo brie e ovo de codorniz.
Nos peixes, não deixe de experimentar o polvo à lagareiro, feito no ponto certo de assadura, e uns lombinhos de tamboril e caril de gambas, harmonizados com arroz basmati. Muito boa nota para os filetes de peixe galo e o arroz 7 grãos, e uma vénia para o bacalhau à baiana, que nos transporta para a suavidade dos aromas e sabores tropicais.
Nas carnes, mandam os bifes feitos a preceito: o tornedó de alcatra com queijo brie, molho de madeira e batata “bologné”; ou o medalhão também de alcatra com bacon e batata rosti recheada; ou ainda, o tradicional bife na frigideira, com a deliciosa carne da vazia, emulsionada num criativo molho do Chef.
Há, ainda, na opção vegetariana, um rissoto de cogumelos shitake ou um folhado de legumes.
Nas coisas doces, não deixe de provar a familiar tarte de bolacha ou um gelado de tapioca com molho de goiabada e queijo que é verdadeiramente “de lamber”.
Lista de vinhos correta na extensão e representatividade e na justiça do preço.
Um serviço simpático e diligente, próprio de um Club como este, capitaneado pela experiente “Ligia Dias”.
Um longa Vida para o renovado Restaurante da Ordem dos Médicos, uma instituição da cidade, que hoje nos prescreve a receita de uma boa mesa com tudo posto na sua Ordem.

Contactos:
Restaurante OM – Ordem dos Médicos
Site: https://restaurante-om.com
Morada: Rua Delfim Maia, 405 4200-256 Porto
Telefone:225 070 169
E-mail:reservas@restaurante-om.com






António de Souza-Cardoso, Presidente da AGAVI, 09/09/2021
Partilhar
Comentários 0