Nova linha de 600 milhões terá limites semelhantes à última linha de tesouraria;

Nova linha de 600 milhões terá limites semelhantes à última linha de tesouraria
A nova linha de crédito de 600 milhões de euros que integra o plano extraordinário de apoio às empresas e que deverá ser apresentada em breve pelo Governo irá ter limites de apoios semelhantes à última Linha de Apoio à Produção que esteve em vigor de 17 de março a 30 de junho deste ano.
Assim sendo, o montante máximo de financiamento por empresa será de 50 mil euros para microempresas, 750 mil euros para pequenas empresa, e de 2,5 milhões de euros no caso das médias empresas, “small mid caps”, “mid caps” e grandes empresas.
A nova linha de tesouraria irá ter um prazo de financiamento de até 8 anos, incluindo um máximo de 12 meses de carência de capital.
Pelo que se sabe até ao momento, a linha não pode ser usada para “revolving” de financiamento, ou seja, não poderá ser usada para reestruturação dos passivos bancários.
As operações de crédito a celebrar no âmbito da nova linha de apoio beneficiam de uma garantia autónoma prestada pelas sociedades de garantia mútua (SGM), destinada a garantir até 70% do capital em dívida a cada momento. As garantias emitidas pelas SGM beneficiam de uma contragarantia de 100% do Fundo de Contragarantia Mútuo (“FCGM”), gerido pelo BPF.
Tal como a anterior linha de apoio, a avaliação de risco é feita pelos bancos e pelas sociedades de garantia mútua. Contudo, a nova linha de 600 milhões será mais abrangente, já que se destina a todos os setores, que sejam “afetadas por perturbações”, desde os altos preços da energia, das matérias-primas e às disrupções nas cadeias de abastecimento.
O Governo deverá lançar a linha de crédito até ao final da primeira quinzena do próximo mês de outubro.
29/09/2022
Partilhar
Comentários 0