AEP apoia empresas do agroalimentar e vinhos no Brasil ;

AEP apoia empresas do agroalimentar e vinhos no Brasil
A AEP – Associação Empresarial de Portugal e 13 empresas portuguesas estiveram na maior feira do setor da distribuição (agroalimentar e vinhos) da América Latina, a APAS, que decorreu, entre os dias 15 e 18 maio, em São Paulo, um Estado que representa cerca de 29% da receita total do setor no Brasil.
Para Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, “a participação na APAS, organizada em parceria com o Grupo Opal, apoia as empresas no aumento das exportações e é uma oportunidade para consolidarem presenças e estabelecerem contactos com novos parceiros, numa cidade que é conhecida por reunir importadores/distribuidores que comercializam para todos os destinos de um país de dimensão continental.”
A par das atividades que decorreram na APAS, a AEP, que organizou a participação no evento pela sexta vez (a primeira foi em 2006), realizou dois encontros para apresentar as dinâmicas do mercado brasileiro na ótica de “import/export”, os apoios financeiros às exportações e as relações empresariais com o Brasil. Os encontros foram organizados em parceria com a Delegação da AICEP em São Paulo e com o Banco Master (parceiro do Banco BNI em S. Paulo).
O Brasil tem cerca de 200 milhões de habitantes, é a nona economia mundial e a primeira da América Latina. Apesar da atual contração económica, começa a apresentar indicadores com crescimentos significativos.
As exportações de Portugal para o Brasil, nomeadamente de vinho, continuam a aumentar, apesar do contexto difícil que a economia mundial vive. As relações comerciais com o Brasil continuam a ser de grande importância para Portugal, quer pelos laços históricos, quer pelo atual posicionamento mundial deste mercado no setor da grande distribuição.
A APAS é o certame de referência para o setor da distribuição do agroalimentar e vinhos no Brasil e o maior do continente americano. Contou com expositores e visitantes de áreas tão diversas como a logística, tecnologia, distribuição e inovação e engloba a feira e um congresso que promove o “networking” entre empresários, indústria e compradores de todo o mundo.

BOW - Business on the Way
O ano passado, o projeto BOW - Business on the Way promoveu a participação de mais de 200 empresas em 28 ações, entre feiras internacionais, missões empresariais, em 19 mercados distintos.
Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações nos mais diversos mercados.
A participação na feira APAS está incluída no projeto BOW - Business on the Way, desenvolvido pela AEP, no âmbito do Portugal 2030 e do Compete 2030.

18/05/2023
Partilhar
Comentários 0