FREDERICO FALCÃO É O NOVO PRESIDENTE DA VINIPORTUGAL;

FREDERICO FALCÃO É O NOVO PRESIDENTE DA VINIPORTUGAL
Frederico Falcão é o novo presidente da Direcção da ViniPortugal, associação interprofissional para a promoção internacional dos Vinhos de Portugal. O novo líder sucede a Jorge Monteiro na presidência executiva da associação.
Os novos órgãos sociais para o triénio 2020/2023 foram eleitos na Assembleia Geral que teve lugar esta quarta-feira, 27 de maio, nas instalações do CNEMA, em Santarém.
A Direcção liderada por Frederico Falcão integra ainda Jorge Basto Gonçalves, presidente do Conselho de Administração da Fenadegas – Federação Nacional das Adegas Cooperativas, em representação da Produção, e João Gomes da Silva, administrador de marketing e vendas da Sogrape, em representação do Comércio.
Natural da Chamusca, Frederico Falcão é licenciado em Agronomia pela Universidade de Évora, com pós-graduação em Enologia pela Universidade Católica do Porto. Desenvolveu a sua carreira como enólogo em vários produtores de vinho - Esporão, Companhia das Lezírias, Pegos Claros e Fundação Abreu Callado. Entre 2012 e 2018 foi presidente do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho, tendo sido o mais jovem presidente deste instituto. Entre 2018 e 2019 foi CEO da Bacalhôa.
“É com muita satisfação que assumo a liderança da ViniPortugal. É uma associação que conheço bem, que tem vindo a desenvolver um trabalho muito meritório na promoção dos Vinhos de Portugal a nível global e é nesse caminho que pretendo prosseguir nos próximos anos, colocando ainda mais energia para tentar ajudar o sector a crescer de uma forma mais rápida”, afirma Frederico Falcão.
O novo Presidente da ViniPortugal aponta três prioridades para o mandato que acaba de iniciar:
- Criar um observatório de mercados internacionais;
- Reforçar a aposta na formação dos agentes económicos;
- Promover mais ações para valorizar os vinhos portugueses no mercado internacional, procurando aumentar o preço médio por garrafa.
Responder aos desafios colocados aos vinhos portugueses pela pandemia da Covid-19 é outra das prioridades.
Leia entrevista alargada com Frederico Falcão na edição de junho do suplemento "AgroVida". Sai com o jornal "Vida Económica" no próximo dia 05, sexta-feira.
TERESA SILVEIRA - teresasilveira@vidaeconomica.pt, 28/05/2020
Partilhar
Comentários 0