MINISTRA DA AGRICULTURA VISITA PECNORDESTE ;

Promoção da carne nacional
MINISTRA DA AGRICULTURA VISITA PECNORDESTE
O Presidente do Grupo AGROS, José Capela, acompanhado do Presidente da FENAPECUÁRIA, Idalino Leão, recebeu hoje, nas instalações da PECNORDESTE, em Penafiel, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.
A PECNORDESTE é uma empresa que opera há mais de 20 anos no apoio à produção nacional e que mantém várias parcerias com os agricultores, com as cooperativas e com as raças autóctones, nomeadamente, a Barrosã, a Maronesa, a Cachena, a Minhota, a Arouquesa e a Jarmelista.
O Presidente do Grupo AGROS, José Capela, destacou a importância de se consumir produtos nacionais, sendo, como disse, "a PECNORDESTE um bom exemplo disso mesmo, pois trabalha exclusivamente com animais bovinos, suínos e pequenos ruminantes de origem nacional".
Idalino Leão fez questão de salientar que "este novo tempo que vivemos deve servir para aproximar o consumidor do setor agrícola, sendo também este o momento de afirmação dos agricultores, das suas cooperativas e das agroindústrias".
O Presidente da FENAPECUÁRIA saudou, ainda, o comportamento da grande distribuição, que nesta fase "tem vindo a escoar a produção nacional", desejando que esta seja "uma tendência para ficar".
Ambos os dirigentes saudaram a Ministra pela medida de flexibilização do 'Greening' - possibilidade de os produtores poderem agora praticar o pastoreio nas áreas de pousio sem serem obrigados à diversificação de culturas nas explorações cerealíferas -, considerando-a "uma boa medida para a produção nacional neste contexto de crise".
A Ministra da Agricultura salientou que "esta visita serviu para assegurar um acompanhamento próximo da rede de produção e abastecimento alimentar nacional, de que a PECNORDESTE é exemplo a seguir, em prol da garantia do funcionamento da mesma no contexto marcado pela pandemia da Covid-19".
Nesta visita participaram também o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Sousa, a Diretora da DRAP Norte, Carla Alves, e o Presidente da Federação Portuguesa de Raças Autóctones, Rui Dantas, assim como Joaquim Barreto, Deputado na Comissão de Agricultura da Assembleia da República.
TERESA SILVEIRA - teresasilveira@vidaeconomica.pt, 24/04/2020
Partilhar
Comentários 0