Crónicas do autor:

Menos e melhor Estado com mais e melhor sociedade civil

A AIMMAP e o SINDEL chegaram esta semana ao acordo final sobre a renovação do Contrato Coletivo de Trabalho para o setor da metalurgia e metalomecânica. Estando em causa o setor que assegura a maior fatia das exportações nacionais, é importante ...

Política de terra “coimada”

Depois de várias hesitações e de afirmações contraditórias, o Governo acabou por adiar até 31 de maio a aplicação de coimas pela falta de limpeza de terrenos agrícolas ou florestais.

Reindustrializar para crescer

A CIP acaba de apresentar o documento de reflexão sobre a política industrial e o caso português. O trabalho, coordenado por Luís Mira Amaral, é seguramente a melhor análise sobre o setor produtivo que se fez em Portugal após o Relatório Porter.

Cooperar para criar valor

A evolução do crédito bancário revela que, apesar da recuperação do crescimento económico, a carteira de crédito às empresas e às famílias tem continuado a contrair.

A ilusão do conforto

Vinte e um anos após sua primeira edição, o Fórum da Indústria Têxtil vai decorrer na próxima semana em Famalicão, rodeado de bons auspícios. As exportações de têxteis e vestuário estão a atingir o valor mais elevado de sempre, superando os níveis ...
Nota de fecho

A última reunião

A reunião tinha por tema o desenvolvimento do trabalho do Suplemento da ARAN e foi conduzida como habitualmente pelo dr. António Teixeira Lopes. Na mesa de reuniões do gabinete da direção estavam também a secretária-geral Nely Valkanova, e o Aquiles ...

Défice de liberdade económica

Não menos preocupante que o défice orçamental ou o nível de dívida pública deve ser o grau de liberdade económica existente. Neste domínio, Portugal parece ser um país claramente deficitário.

Irracionais e irresponsáveis

A atribuição do Prémio Nobel da Economia a Richard Thaler, professor da Universidade de Chicago, veio demonstrar a importância da irracionalidade no comportamento humano.

Páginas