Fotógrafo americano Todd Hido mostra trabalho pela primeira vez em Portugal;

Começa hoje o Festival Imago
Fotógrafo americano Todd Hido mostra trabalho pela primeira vez em Portugal
O Festival Imago – Photo Festival 2020 começa hoje e prolonga-se até dia 15 de novembro. Com uma programação que ocupa numerosos espaços pela cidade de Lisboa, cria uma dinâmica muito relevante para a vida cultural da cidade, especialmente em tempos de pandemia. O trabalho do fotógrafo americano, Todd Hido, pode ver-se pela primeira vez em Portugal, no MNAC - Museu do Chiado.
Fotografia da série Hunting Houses, de Todd Hido, artista, cujo trabalho pode ser visto numa exposição patente até dia 3 de janeiro no Mnac, em Lisboa, uma estreia em Portugal. 
O Festival Imago – Photo Festival 2020 começa hoje e prolonga-se até dia 15 de novembro. Com uma programação que ocupa numerosos espaços pela cidade de Lisboa, cria uma dinâmica muito relevante para a vida cultural da cidade, especialmente em tempos de pandemia. O trabalho do fotógrafo americano, Todd Hido, pode ver-se pela primeira vez em Portugal, no MNAC - Museu do Chiado.
O Festival Imago – Photo Festival 2020 preparou uma programação eclética e inquieta para segunda edição do evento cultural ligado à fotografia. O Festival, que, em 2019, conquistou a presença de um público na ordem das 65 mil pessoas, marca a agenda da cidade de Lisboa ao percorrer numerosos espaços privados e municipais, nomeadamente o Mnac – Museu Nacional De Arte Contemporânea, as Carpintarias De São Lázaro, o Reservatório Da Mãe D’água Das Amoreiras, o Arquivo Municipal De Lisboa – Fotográfico, a Galeria Carlos Carvalho, a Galeria Foco, a Galeria Francisco Fino, a Galeria Santa Maria Maior e a Pequena Galeria.
A programação desta segunda edição do Festival, preparada por uam equipa de 14 pessoas, dá a conhecer, pela primeira vez em Portugal, o trabalho do fotógrafo americano, Todd Hido, presente no MNAC - Museu do Chiado. Outra exposição a não perder, para quem pretende sentir a riqueza da expressão fotográfica, misturando diversos autores nacionais e internacionais, é “Novas Visões na Fotografia Contemporânea” (Carpintarias de São Lázaro e Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras). Conta com trabalhos de Adél Koleszár, Arko Datto, Catarina Osório de Castro, Cristina Dias de Magalhães, Éva Szombat, Krisztina Erdei, Marco Godinho, Mariya Kozhanova, Maxim Ivanov Paola Paredes, Pasha Rafiy, Patrick Galbats, Paulo Catrica Silja, Yvette Sophia e Ioannou Gjerding.
Simultaneamente, resultado de parcerias com instituições locais associadas à fotografia (Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, Atelier de Lisboa e diversas galerias) estão planeadas um conjunto de ações com vista “à motivação e participação de novas audiências” e outras “que procuram, natural e prioritariamente, visar um público mais associado ao meio fotográfico”, revela Rui Prata, Diretor Artístico do Festival. “Consideramos fundamental programar ações para o chamado grande público, e de diferentes níveis etários”, sendo de salientar “a colaboração estabelecida com algumas bibliotecas municipais que irão acolher sessões sobre a história da fotografia e os seus principais movimentos”, revela ainda o Diretor Artístico. Estas sessões nas bibliotecas municipais são minicursos sobre fotografia, numa iniciativa de promoção da literacia visual, de mediação entre a obra fotográfica, a respetiva interpretação e evolução histórica.
Haverá ainda conferências na Casa Independente, sob o mote “Imagens Claras – conversas fotográficas”, nos dias 10, 24 de outubro e no dia 7 de novembro, sempre pelas 17h.
No sentido de fomentar o colecionismo de fotografia em Portugal, um especialista irá abordar, no dia 10 de outubro, entre as 10h e as 13h, no Club Nadar (Av. Fontes Pereira de Melo, 43), o mercado e respetivas tendências, como adquirir, conservar e responder a dúvidas que subsistirem. Será produzida uma caixa /portefólio com 6 imagens de fotógrafos portugueses, impressas em papel fine art no formato 30x40cm e com passe-partout de 40x50cm, uma edição limitada a 30 exemplares. 
O Festival Imago conta com um investimento de 60 mil euros, tendo como patrocinadores a Câmara Municipal de Lisboa, a Embaixada de Portugal no Luxemburgo e o Fonds Culturel National, também do Luxemburgo.

Dora Troncão, 01/10/2020
Partilhar
Comentários 0