Restaurant Week integra pela primeira vez a possibilidade de experimentar restaurantes com Estrelas Michelin;

Evento gastronómico espera angariar mais de 20 mil euros para instituições de solidariedade
Restaurant Week integra pela primeira vez a possibilidade de experimentar restaurantes com Estrelas Michelin

 

A Restaurant Week está de volta. O evento gastronómico acontece pela 18ª vez e, até dia 11 de março, oferece a possibilidade de almoçar ou jantar por 20 em restaurantes, cujo preço por refeição/por pessoa ronda usualmente o dobro ou mais. A grande novidade deste ano é que, pela primeira vez, três restaurantes com estrelas Michelin integram o rol de mais de 100 estabelecimentos que participam num evento, que junta a gastronomia à solidaridade, e cuja organização pretende voltar a angariar mais de 20 mil euros para duas intituições, precisamente o equivalente a mais de 20 mil pessoas a tirar partido da Restaurante Week.

O Willie’s, em Vilamoura, no Algarve; o Eleven e o Largo do Paço, ambos em Lisboa, são os três restaurantes estrelados que fazem parte do rol dos mais de 100 restaurantes a integrar a Portugal's Restaurant Week, pela primeira vez. Oferecem um menu de 40/pessoa, menos de metade do preço que usualmente cobram por um menu degustação.
A distinção com uma estrela, atribuída pelo célebre guia vermelho, o Guia Michelin, correponde à designação de "Cozinha da mais alta qualidade" e tem em conta a análise do nível de perfeição de um conjunto de aspectos tais como os ingredientes, as técnicas, o equipamento, as equipas, o serviço e os lugares, feita pelos inspectores do  Guia. 
Além dos restaurantes com estrelas Michelin, até dia 11 de março, será possível degustar algumas receitas de restaurantes renomados pelo preço de 20€ por pessoa. À frente dos destinos da cozinha destes restaurantes estão nomes como Chakall, Eddy Melo, Justa Nobre, Rui Martins, Rui Paula, Tanka Sapkota, citando apenas alguns exemplos de Chefes responsáveis pelos locais participantes da iniciativa.   

A maioria das ementas incluem entrada, prato principal e sobremesa, mas existem alguns restaurantes que contemplam também um aperitivo, não estando incluídas as bebidas no preço a não ser muito pontualmente, por opção do restaurante.

Desde sempre que a Restaurant Week junta a componente gastronómica à solidária, revertendo, nesta 18ª edição, 1€, dos 20 pagos pelo menu, para a Make-a-Wish e para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

No ano passado foram angariados 24 mil euros em contribuições e, este ano, de acordo com o que foi transmitido à Vida Económica pela organização, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, esperam ultrapassar novamente a fasquia dos 20 mil euros, o equivalente a 20 mil clientes.

A Restaurant Week contempla 13 cidades portuguesas, distribuídas pelos seguintes oito distritos: Aveiro, Coimbra, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa e Porto.

A iniciativa é organizada pelo The Fork, marca do Trip Advisor, plataforma de reservas líder na Europa, que, em comunicado, declara como objectivos para esta iniciativa “democratizar o acesso à cozinha gourmet” e “valorizar as receitas e restaurantes das cidades, enriquecendo fluxo de consumo e o turismo interno nessas áreas , bem como contribuir para causas de responsabilidade social”.

As reservas deverão ser feitas através do site thefork.pt ou na App The Fork.

 

 

 

Dora Troncão, 05/03/2018
Partilhar
Comentários 0

Notícias Relacionadas