Vista Alegre e Museu da Misericórdia do Porto apresentam a segunda maior árvore de Natal de porcelana do mundo ;

Vista Alegre e Museu da Misericórdia do Porto apresentam a segunda maior árvore de Natal de porcelana do mundo
A árvore de natal de Vista Alegre é a segunda maior árvore de porcelana do mundo e pode ser vista, numa exposição dedicadas às artes da mesa, no Museu da Misericórdia do Porto, até dia 14 de janeiro.

Elaborada a partir de mais de 3.000 peças de porcelana, com cinco metros de altura, 2,5 toneladas de peso, a árvore de Natal de porcelana Vista Alegre, a segunda maior do mundo, da autoria da artista plástica Cláudia Lopes, está em exposição no Museu da Misericórdia do Porto até 14 de janeiro. 

A árvore natal Vista Alegre, da autoria de Cláudia Lopes, a segunda maior árvore de porcelana do mundo, embeleza a Exposição “Artes da Mesa – Tradição e Modernidade na Vista Alegre” do Museu da Misericórdia do Porto (MMIPO), patente até dia 14 de janeiro. A árvore, com mais de 3.000 peças de porcelana, cinco metros de altura e 2,5 toneladas de peso, encontra-se enquadrada pelas criações dos decoradores Guilherme do Vale, Isabel Pires de Lima e a dupla, Sofia Costa e Gonçalo Chen, que reinterpretam a mesa em torno da qual, anualmente, toda a família se reúne na Consoada.

A única árvore que bate as medidas desta árvore de natal portuguesa chega aos nove metros de altura e é feita por cinco mil peças de porcelana.É anualmente concebida na cidade belga Hasselt, recorrendo a peças oferecidas pelos moradores da localidade.
Para a criação da Árvore de Natal do MMIPO, Cláudia Lopes recorreu às peças da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre em Ílhavo. A acumulação de mais de três mil peças de porcelana Vista Alegre, formando uma árvore de Natal, evoca o espírito da partilha, da festa, do convívio, e recria no espaço da Galeria do Benfeitores do Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, uma peça que remete para o imaginário natalício.
Cláudia Lopes é formada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com mestrado em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro, participa, desde 2001, em exposições coletivas e individuais.

No que concerne às mesas que enquadram a árvore, Guilherme do Vale, decorador há uma década, buscou inspiração no Presépio Biscuit da Vista Alegre, escultura da autoria do escultor Leopoldo de Almeida (18 de outubro de 1898 – 28 de abril de 1975). “Luz Eterna”, mesa deste decorador, é dominada pelo branco e dourado, através da utilização das coleções Mouraria, by Mariza, Paseo by Vista Alegre e Christian Lacroix e Matrix, sendo a primeira cor sinónimo de paz e pureza, e, a segunda, de luz e a tradição natalícias, simbolizando também o rasto dourado da estrela cadente que guiou os Reis Magos.

I
sabel Pires de Lima, formada em Design de
Interiores pelo IADE, com mais de 12 anos de atividade nos domínios do design de interiores, decoração, hotelaria e vitrinismo, encontrou inspiração para a mesa de natal “Tão Serena” na talha Oriental da coleção Margão da Vista Alegre. A proposta da decoradora pretende recriar o jantar da noite de Natal, partindo do azul-escuro, do dourado e do branco, cores que para a designer espelham o espírito da época.
O resultado é uma combinação do estilo clássico e vegetalista do serviço de mesa Anna, do orientalismo da coleção Margão e da modernidade dos copos de cristal Lybra.


Sofia Costa, formada em Design Têxtil pelo IADE, decoradora do programa de televisão “Querido Mudei a Casa” da SIC Mulher, assina, em parceria com Gonçalo Chen, formado em Medicina Nuclear passou a dedicar-se à decoração de interiores, a mesa “Força da Natureza”.

 

Dora Troncão, 24/12/2017
Partilhar
Comentários 0