Real Madrid é o clube de futebol mais valioso do mundo;

Clube espanhol ultrapassa o Manchester United
Real Madrid é o clube de futebol mais valioso do mundo
O estádio do Real Madrid está na primeira posição do ranking dos melhores estádios do mundo.
O Real Madrid tornou-se, este ano, o clube de futebol mais valioso do mundo, superando o Manchester United, de acordo com um estudo da Brand Finance World. O clube espanhol está avaliado em mais de 1,6 mil milhões de euros, o que compara com os 1,4 mil milhões do Manchester United. Uma situação curiosa, tendo em conta que os clubes britânicos estão em todas as principais finais.
 
elona (com um valor de 1,3 mil milhões), o Bayern de Munique (também 1,3 mil milhões), o Manchester City (1,2 mil milhões) e o Liverpool (1,1 mil milhões). Estes seis clubes representam 40% do valor das marcas que integram aquele ranking, que agrupa os 50 maiores clubes do mundo. O Real Madrid retorna ao primeiro lugar do pódio, quase uma década depois de o ter ocupado. No ano passado, o seu valor aumentou 27%, sobretudo devido ao facto de ter ganho a Liga dos Campeões, pela quarta vez nos últimos cinco anos. O Real Madrid também aparece na primeira posição do ranking das marcas mais poderosas do mundo, neste caso ligeiramente acima do Barcelona. Por sua vez, o Santiago Bernabéu lidera o ranking dos melhores estádios do mundo. 
A grande vítima do Real foi o Manchester, que passou para segundo lugar, que assistiu a uma descida no seu valor pela primeira vez desde 2016, sobretudo devido a um tipo de futebol pouco emocionante.
Ainda assim, a supremacia do futebol britânico é notável, na presente temporada, e que se reflete em duas finais europeias, com a presença de quatro clubes britânicos. A Premier League é o campeonato mais seguido nos principais mercados europeus. Os 17 clubes envolvidos representam um valor superior a 8,6 mil milhões de euros, ou seja, cerca de 43% do total. Seguem-se os clubes espanhóis (com 20%), os alemães (19%) e os italianos (10%). Sem dúvida que a distância para o primeiro classificado é abismal e mostra o interesse que suscita ainda o futebol britânico. 
Susana Almeida, 30/05/2019
Partilhar
Comentários 0