Senhorios não confiam nos programas de arrendamento;

Receio de incumprimento no pagamento de rendas aumenta
Senhorios não confiam nos programas de arrendamento
Mais de 77% dos proprietários não vão alterar os preços das rendas.
Mais de metade (51,4%) dos proprietários inquiridos no Barómetro da ALP – Associação Lisbonense de Proprietários dizem não ter confiança no mercado em 2021, imputando esse sentimento à convicção de que os incumprimentos contratuais no pagamento das rendas pelos inquilinos vão aumentar.
Quase 40% dos inquiridos afirmam ter rendas em atraso no arranque do ano 2021. Destes, mais de um terço (36,5%) acumula perdas de três a seis meses de rendas, e outro terço (33,9%) entre duas e três rendas em falta. Uma parcela de 18,3% dos inquiridos tem mais de meio ano (seis meses) de rendas em atraso.
Quase metade (43,4%) dos proprietários inquiridos têm ainda rendas congeladas (contratos anteriores a 1990),
Os Programas de arrendamento acessível do Governo e das autarquias não convencem a esmagadora maioria dos proprietários inquiridos: 89,5% da amostra afirma não confiar nestes programas, e não está disponível para colocar os seus imóveis, apesar dos atraentes incentivos fiscais.
Uma ampla maioria (77,3%) dos proprietários questionados vai manter os preços das rendas inalterados. Apenas 10% da amostra pretendem diminuir os valores de renda a praticar, enquanto uma parcela de 12% pondera, inclusive, aumentá-los.
 “Os receios de incumprimento que surgem nas conclusões desta II edição do Barómetro da ALP são reais”, afirma Menezes Leitão, presidente da ALP. “É preciso por isso inverter rapidamente as políticas realizadas nos últimos anos, única forma de se conseguir um aumento da oferta de arrendamento, de forma a permitir que através do mesmo possa ser realizado o direito à habitação dos portugueses”, acrescenta.
Susana Almeida, 18/02/2021
Partilhar
Comentários 0