Porthys: a oficina móvel que vai ter consigo onde estiver
E se existisse uma oficina sobre rodas que fosse ter consigo sempre que necessário? É precisamente este o conceito da Porthys. Fundada por José Durão, em 2018, a empresa oriunda de Vila Nova de Gaia tem-se afirmado no mercado como uma oficina móvel que dá resposta às necessidades do cliente em qualquer local. A génese do negócio e a sua afirmação no mercado, o ADN do projeto e os objetivos a longo prazo foram alguns dos tópicos focados na conversa com José Durão.
30 anos de experiência na área automóvel e uma análise cuidada do mercado foi o que bastou a José Durão para criar a Porthys. “O projeto surge como diferenciador na forma e nos métodos de trabalho com que se apresenta ao mercado”, afirma o fundador. A especialidade da empresa são os pneus, numa base de atuação que compreende não só a sua comercialização como todos os serviços técnicos associados – incluindo reparações agendadas e de emergência, bem como visitas de prevenção para controlar o estado do veículo, tudo em prol da segurança dos clientes.
É na logística que reside o principal fator de diferenciação da Porthys no extenso mercado português: “Os consumidores têm na Porthys uma solução de comodidade, conveniência e conforto pelo facto de poderem orçamentar, reservar e agendar a intervenção aos pneus das suas viaturas, quer online, quer pelos canais tradicionais, beneficiando da vantagem da oficina se deslocar exatamente ao local do serviço”, começa por explicar José Durão. “Retiramos aos nossos clientes a pressão na sua disponibilidade de tempo para a realização deste serviço, que é feito no momento ideal. Pode, por exemplo, ser realizado tanto no local de trabalho como na estrada, durante uma reunião ou uma ida às compras”, complementa.
No mercado há apenas um ano mas já com uma ampla carteira de clientes, José Durão recorda os desafios financeiros e técnicos enfrentados no lançamento do negócio, hoje já estabelecido. “O facto de o projeto ter sido iniciado com algumas limitações financeiras levou a uma maior consciência das prioridades, gestão rigorosa, clarividência nos objetivos e muita, muita persistência”, conta o empreendedor. “Na vertente técnica, foi desafiante a escolha dos equipamentos, a seleção da unidade móvel e a definição do layout do equipamento no interior da viatura. É muito importante garantir áreas de trabalho e transporte de mercadoria ideais”.
Quanto a objetivos para o futuro, são vários os que a Porthys almeja alcançar a médio e longo prazo – desde a criação de novas unidades móveis à montagem de uma oficina física, passando pelo reforço da estratégica de comunicação e presença digital. “Em termos de objetivos de longo prazo, o céu é o limite. Queremos estar onde os nossos clientes estejam sempre que necessitem da Porthys e trazer novos serviços complementares, como a mecânica rápida e a mecatrónica automóvel, oferecendo um leque de soluções 360º aos nossos clientes, independentemente da tipologia e segmento de mercado”, afirma José Durão.