Makro inaugura segunda Makropédia na loja de Matosinhos
A Makro Portugal inaugurou recentemente a segunda Makropédia da empresa grossista em Portugal, desta feita na sua loja de Matosinhos. Com esta abertura, a Makro pretende agora cobrir toda a região Norte com um centro de partilha de conhecimento, especialmente dedicado a colaboradores, clientes e parceiros.
Seis meses depois da inauguração da primeira Makropédia na loja Makro de Alfragide, servindo dessa forma as lojas de Alfragide, Cascais e Palmela, o conceito chega agora à loja de Matosinhos, servindo agora as lojas situadas na região Norte, nomeadamente Braga, Gaia e Matosinhos.
Criado com o objetivo de ser um centro dedicado à formação e educação na área do retalho e da distribuição, este é um conceito totalmente inovador no universo grossista português. Com ele, a Makro aposta no desenvolvimento dos seus colaboradores, uma vez que estes são o fundamento efetivo do sucesso da companhia, dando-lhes todas as ferramentas necessárias para que sejam os “especialistas” das suas seções, conhecedores do mercado e conselheiros dos seus clientes.
A ideia da Makropédia nasceu há cerca de um ano e meio atrás, com uma equipa de cinco pessoas que, na altura, estiveram na criação da iniciativa “Transformação Cultural”, conceito que faz parte do plano estratégico da empresa.
Em declarações à ‘Vida Económica’, Marta Rocha, Head of Human Ressources da Makro Portugal, explica que a ideia “nasceu da vontade de criar um espaço para partilha de conhecimento e promoção da gastronomia portuguesa, não só para os nossos colaboradores, mas também para clientes e parceiros de negócio”, e assegura que o feedback, até ao momento, “tem sido muito positivo. O mercado efetivamente não ficou indiferente à nossa aposta”.
Para os seus clientes, sobretudo os empreendedores, os negócios de hotelaria e restauração, a empresa quer que este centro seja um local onde possam descobrir o país e a gastronomia portuguesa, as técnicas, os sabores e os ingredientes.
Questionada sobre a importância da partilha de conhecimento no setor da distribuição e retalho, a Head of Human Ressources da Makro Portugal afirma que é “gigante”. “Num mercado em constante mudança, onde as palavras de ordem são inovação, antecipação e qualidade, a partilha de informação e conhecimento é fundamental. Na Makro o sucesso dos nossos clientes é o nosso negócio. Desta forma, queremos que eles encontrem na nossa empresa tudo aquilo de que necessitam para alavancar o mais possível o seu negócio”. E esta meta apenas se alcança com a “partilha e transmissão de conhecimentos, tendências, técnicas e inspirações”, salienta a responsável.
“Feedback” tem sido muito positivo
Questionada sobre que balanço fazem da atividade da unidade sedeada na loja de Alfragide, inaugurada no passado mês de Maio, Marta Rocha assegura que “foram seis meses de muito trabalho e muito sucesso. O feedback tem sido muito positivo. O mercado efetivamente não ficou indiferente à nossa aposta”.
Prova disso mesmo, o centro tem uma taxa de ocupação superior a 80% desde a sua inauguração, o que “nos deixa muito satisfeitos”. No total, foram dadas mais de 600 horas de formação, desenvolveram ações em conjunto com vários clientes e parceiros, showcookings, ações de responsabilidade social, iniciativas com escolas de hotelaria e universidades, entre outras.
Por acreditarem muito neste conceito e neste sentido, querem alargá-lo e cobrir todo o território nacional. Para já, a prioridade é “dinamizar e fazer crescer as duas Makropédias já existentes” e a seu tempo alargar este conceito para outras regiões do país.