Reclamações sobre bancos dispara perto de 50%;

Análise do Portal da Queixa
Reclamações sobre bancos dispara perto de 50%
O número de reclamações dirigidas ao setor bancário teve um crescimento de 47% de janeiro a setembro em relação ao período homólogo de 2019, avança uma análise realizada pelo Portal da Queixa. A rede social de consumidores indica que, entre 1 de janeiro e 23 de setembro, foram registadas 4846 queixas contra a banca em Portugal, contra 3304 no mesmo período do ano passado.
De acordo com a análise feita pela equipa do Portal da Queixa, os principais motivos das reclamações apresentadas estão relacionados com mau serviço prestado (26%), atendimento (13%), apoio ao cliente (10%), condições contratuais (8%) e as moratórias (5%) das reclamações.
Relativamente às entidades bancárias com maior volume de reclamações recebidas (à qual a quota de mercado de cada entidade também não ser alheia), a lista é liderada por Caixa Geral de Depósitos (445 queixas), Banco CTT (295), Millennium BCP (291) e Santander Totta (269). Em contrapartida, no que se refere ao índice de satisfação – que expressa de forma objetiva o desempenho das marcas no Portal da Queixa com base na interação com os utilizadores que efetuaram reclamações –, destacam-se no pódio da boa performance ActivoBank (grupo BCP), Banco CTT e Caixa Geral de Depósitos.
“Em tempos de incerteza como estes e numa conjuntura como esta, seria de esperar que a relação de confiança entre a banca e os portugueses saísse reforçada, mas esta expectativa saiu gorada para muitos consumidores face ao setor bancário. Os problemas apontados ao funcionamento do serviço prestado, ao atendimento, ao apoio ao cliente tornam-se, para algumas pessoas, um constrangimento não só financeiro, mas também familiar e social”, refere Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa e fundador da Consumers Trust.


Banco público com mais queixas

Entidades Índice de Satisfação Reclamações (%) Reclamações
ActivoBank 95,9 4% 207
Banco CTT 95,3 6% 295
Caixa Geral de Depósitos 80,4 9% 445
Millennium BCP 67,8 6% 291
Banco Montepio Geral 57,8 2% 102
NOVO BANCO 61,5 3% 132
Banco BPI 14 2% 99
Santander Totta 12 6% 269

Fonte: Portal da Queixa (1 janeiro a 23 setembro de 2020)

Aquiles Pinto, 28/09/2020
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