Alfândega do Porto recebe a 1ª edição do Portugal Home Week;

Portugal Home Week realiza-se dia 26 e 27 de junho
Alfândega do Porto recebe a 1ª edição do Portugal Home Week
Decorre nos próximos dias 26 e 27 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a primeira edição do Portugal Home Week, um evento internacional exclusivo para profissionais que apresentará o melhor do design português e a qualidade da fileira Casa nacional.
Organizada pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) e pela Portuguese Furniture, a iniciativa conta ainda com parceiros como a Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação (AIPI), a Associação Home From Portugal, a Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

O grande destaque do evento vai para a Home Summit, um ciclo de conferências internacionais onde algumas figuras de topo a nível global, juntamente com especialistas nacionais, vão apresentar e discutir tendências, conjugar esforços e alinhar estratégias com vista ao crescimento e promoção internacional do setor.
Entre os oradores, destacam-se Karim Rashid, designer industrial, Zuzanna Skalska, sócia fundadora da 360 Inspiration, Magdalena Plonka, consultora do Ministério para o Desenvolvimento Polaco, e Rui Marcelino, designer nacional, entre outros. Contando com a presença confirmada de seis dezenas de empresas nacionais, a organização conta que o evento receba cerca de um milhar de visitantes.
Para além disso, o programa contará com vários eventos paralelos, que vão desde momentos puramente lúdicos, a experiências na cidade e na região, passando por viagens que integram vistas a alguns polos de referência da fileira casa portuguesa e ainda um espaço dedicado às start ups.
Presente na apresentação do evento, que decorreu no espaço WOW – Work and Wood by Finsa, Gualter Morgado, diretor executivo da APIMA, assegurou à ‘Vida Económica’ que “este é um setor pujante e com larga margem para expansão, expansão essa que só pode acontecer havendo um claro apoio à exportação e à internacionalização do tecido empresarial. Por isso, o Portugal Home Week é um evento que só peca por tardio".
Nesse sentido, o principal objetivo desta iniciativa, passa pela inauguração de um fórum de discussão regular, como por exemplo, sobre a “indústria 4.0 e a evolução tecnológica no setor", que permita alcançar um “maior reconhecimento internacional” para a fileira, explica o responsável.
“Na fileira Casa, Portugal consegue-se posicionar ao nível do que há de melhor. Somos mesmo reconhecidos internacionalmente como um dos setores mais exclusivos, mais dinâmicos e mais originais, num segmento de valor acrescentado”, assegurou Gualter Morgado. Ainda assim, ressalvou o responsável, as empresas nacionais “não podem competir com quem compra a máquina, têm sim de competir com a originalidade e com know how”.
Constituída por cerca de 7600 empresas, maioritariamente Pequenas e Médias Empresas (PME), a fileira casa portuguesa emprega atualmente cerca de 71 mil trabalhadores e uma importância crescente na economia nacional.
Segundo o diretor executivo da APIMA, o “volume de negócios do setor em 2018 foi cerca de 3,5 mil milhões de euros, dos quais 2,5 mil milhões correspondem a exportações”. Um crescimento de 5% em comparação com o ano anterior, representando assim 4,3% do total das exportações nacionais que “seguem para 187 países diferentes”.
FERNANDA SILVA TEIXEIRA fernandateixeira@vidaeconomica.pt, 19/06/2019
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