Automóveis portugueses pagam 4,6 mil milhões de impostos;

Fiscalidade
Automóveis portugueses pagam 4,6 mil milhões de impostos
O Estado português arrecadou 4,64 mil milhões de euros de impostos ligados à compra e uso de automóveis no ano passado. As contas são da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) com base na Síntese de Execução Orçamental, divulgada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).
Quanto aos impostos relacionados com os automóveis, em 2019 a receita de imposto sobre veículos caiu 39,6 milhões de euros (-5,2%), a de imposto único de circulação cresceu 33,8 milhões de euros (+8,8%) e a de imposto sobre produtos petrolíferos incrementou 230,3 milhões de euros (+7%).
A ANECRA ressalta que, “nesta perspetiva, destaca-se também o facto da quebra da receita sobre a aquisição e o aumento sobre a utilização”.
A receita fiscal total (todos os impostos) dos cofres públicos ascendeu a 46 mil milhões de euros. Trata-se de um aumento de 1,68 mil milhões de euros (+3,8%) face a 2018, sendo a subida explicada pela DGO, sobretudo, “pela evolução da receita do IVA, bem como, em menor escala, do IRS e ISP [Imposto sobre os Produtos Petrolíferos]”.
 
Aquiles Pinto, 07/02/2020
Partilhar
Comentários 0