Seat desenvolve carro que comunica com semáforos;

Tecnologia
Seat desenvolve carro que comunica com semáforos
Em conjunto autoridades espanholas
O facto da comunicação dos veículos com os semáforos poder aumentar a segurança, reduzir as emissões e diminuir o stress na condução citadina levou os construtores a desenvolverem tecnologias nessa área. A Seat, por exemplo, desenvolveu um sistema-piloto que permite que o veículo consiga comunicar com os semáforos, para que os condutores possam adaptar a velocidade de forma mais facilitado.
O projeto foi desenvolvido pela marca, em colaboração com a Direção Geral de Tráfego (DGT), a Câmara Municipal de Barcelona e a ETRA (Electronic Trafic), e conseguiu conectar viaturas com semáforos e com o centro de controlo de tráfego para antecipar o estado do trânsito. Permite ainda que informações sobre incidentes na estrada cheguem diretamente ao veículo sem a necessidade de painéis informativos.
O veículo utilizado nesta prova piloto incorpora a tecnologia que permite a conexão com o meio envolvente e aceder às informações da DGT armazenadas na cloud. Graças a isso, o condutor consegue saber em tempo real o que encontrará no caminho.
O automóvel e a infraestrutura, unidos através da cloud mediante tecnologia celular com tempos de latência de 300 milissegundos.
Quando um automóvel se aproxima do semáforo, o sistema calcula a distância e a velocidade da viatura, e um alerta aparece no ecrã mostrando se o condutor vai encontrá-lo vermelho, verde ou amarelo. Uma observação de segurança importante é que ele apenas funciona se a viatura estiver dentro do limite de velocidade. Caso contrário, o sistema não emite o sinal. Além disso, esta tecnologia permite que as informações dos painéis eletrónicos nas estradas apareçam diretamente nos ecrãs dos automóveis conectados em qualquer ponto da rede rodoviária.
“Neste projeto, os novos modelos de automóveis conectados da Seat recebem informação de trânsito em tempo real que está armazenada na nuvem central da DGT, incluindo os painéis informativos das estradas ou o estado dos semáforos nas cidades", refere Jordi Caus, chefe de mobilidade urbana da Seat.

Aqui pode ver um vídeo (em inglês) com mais detalhes da tecnologia.
Aquiles Pinto, 23/01/2020
Partilhar
Comentários 0