Banca é o quarto setor de atividade mais atrativo para internautas portugueses;

Estudo “Comportamento da População Portuguesa na Internet”
Banca é o quarto setor de atividade mais atrativo para internautas portugueses
A banca é o quarto setor de atividade mais atrativo para os internautas portugueses, revela o estudo “Comportamento da População Portuguesa na Internet”, desenvolvido pela PSE. Ao todo, foram 11 os setores em análise.
Dois em cada três internautas portugueses visitam mensalmente páginas de internet da banca. Aliás, segundo o estudo “Comportamento da População Portuguesa na Internet”, desenvolvido pela PSE, as instituições bancárias são o subsetor mais atrativo para os internautas, com 67% dos internautas portugueses a serem fiéis assíduos dos seus espaços virtuais. Em contrapartida, verifica-se que apenas 9% dos internautas visitam páginas do subsetor de instituições de crédito. 
 
A CGD (Caixa Geral de Depósitos) é o banco mais atrativo para os internautas portugueses, seguindo-se o Santander e o Millennium bcp. Porém, as marcas BPI e Crédito Agrícola são as que registam maior número de visitas mensais por internauta. Já no que respeita a tempo de navegação, destacam-se as marcas EuroBic, Banco Best, Millennium bcp, BIG, Banco CTT e CGD por serem aquelas onde os internautas tendem a despender mais tempo a cada visita.
O subsetor das instituições de crédito é menos atrativo para os internautas portugueses. Oney é a marca mais atrativa, seguindo-se a Cetelem e a Cofidis. No entanto, é na marca Credibom que se regista a maior duração média por visita.
 
Portugueses navegam duas horas por dia
 
Em média cada internauta português realiza, diariamente, cerca de 74 visitas à Internet, despendendo cerca de duas horas por dia em navegação.
Neste estudo, a PSE identificou 15 diferentes perfis de internautas! “The Browser” é o perfil com maior presença na Internet em Portugal, representando 25% dos internautas portugueses. Estes internautas caracterizam-se pela sua navegação genérica e indiferenciada. Seguem-se os “Struggling Generation”, internautas jovens de classe média-baixa e com profissões menos qualificadas.
O terceiro perfil mais presente na Internet em Portugal é o “Bon Vivant”, estes são internautas que utilizam a Internet numa ótica de diversão e lazer.  Por outro lado, importa referir o perfil Power User – este perfil, embora represente apenas 5% dos internautas portugueses, é responsável por 22% do total de visitas realizadas mensalmente na Internet, sendo por isso considerados os internautas que estão sempre online.
 
Conclusões gerais 
 
Segundo o estudo, os internautas portugueses são, na sua maioria, homens entre os 25 e os 36 anos, têm formação superior, trabalham em profissões associados à gestão ou trabalho administrativo, pertencem à classe social C2 ou D e vivem em zonas urbanas.
 
Setor dos “media” é o mais atrativo
 
“Media” é o setor de atividade que os portugueses visitam mais na Internet (média de 117 visitas mensais por internauta), seguindo-se os Classificados (80 visitas por mês), Retalho (44), Banca (26) e Turismo (23). No que concerne ao tempo de navegação, verifica-se que é nos Classificados que, em média, os internautas passam mais tempo (98 segundos por visita), seguindo-se o Retalho (93 segundos), Automóvel (91 segundos), Turismo (88 segundos) e Telecomunicações (82 segundos).
Cerca de 26% dos internautas portugueses demonstram preferência por pesquisas comparativas sobre análise de produtos e/ou serviços e respetivos preços, seguem-se as pesquisas sobre temas relacionados com viagens, turismo e outras atividades de lazer (25%) e pesquisas sobre TI, incluindo “reviews” e comparações de produtos (22%).
SUSANA MARVÃO, s.marvao@vidaeconomica.pt, 06/12/2019
Partilhar
Comentários 0