BEI apoia PME com 50 mil milhões;

BEI apoia PME com 50 mil milhões
O Banco Europeu de Investimento (BEI) pretende disponibilizar cerca de 50 mil milhões de euros de financiamento no primeiro semestre para ajudar as PME através do novo fundo de garantia criado para lidar com as consequências da pandemia.
Em 2020, foram aprovados 5400 milhões de euros de financiamento deste fundo, no âmbito do pacote de medidas de emergência face à crise económica desencadeada pela pandemia, mas que só arrancou no outono.
“Demorou algum tempo a pô-lo a funcionar, mas no final do ano tínhamos cerca de seis mil milhões de euros. Esperamos cerca de 50 mil milhões de euros nos próximos seis meses e isto está a aumentar muito rápida e eficientemente", afirmou o presidente do BEI, Werner Hoyer.
O fundo disponibiliza 25 mil milhões de euros em garantias prestadas por países da UE, permitindo ao BEI financiar Pequenas e Médias Empresas ou empresas de média capitalização em dificuldades devido à covid-19. O financiamento pode ser feito de forma direta ou através de intermediários, tais como fundos de investimento ou bancos nacionais.
O objetivo do BEI é atrair financiamento adicional de fontes privadas com vista a mobilizar um total de 200 mil milhões de euros.
O banco prevê que 20% deste financiamento seja sob a forma de capital ou fundos próprios, pois estima-se que as PME europeias enfrentarão um défice de capital de 720 mil milhões de euros em consequência da pandemia, explicou Alain Godard, diretor executivo do Fundo Europeu de Investimento.
Na sequência dos problemas de liquidez sentidos no início da pandemia, muitas empresas, e em particular as PME, entrarão em liquidação, disse o mesmo responsável.
Susana Almeida, 21/01/2021
Partilhar
Comentários 0