Cinco grandes empresas portuguesas ajudam cinco dezenas de PME a internacionalizar-se;

AIP e Deloitte desenvolvem projeto PME Connect
Cinco grandes empresas portuguesas ajudam cinco dezenas de PME a internacionalizar-se

Cinco grandes empresas nacionais com forte atividade exportadora nos setores da energia, turismo, construção, retalho, defesa & IT estão a ajudar 50 PME portuguesas a internacionalizar-se. Este é o projeto PME Connect, uma iniciativa inédita desenvolvida pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) e pela Deloitte Portugal, que coloca os grandes players da economia nacional a apoiarem diretamente a internacionalização das pequenas e médias portuguesas.

Pela primeira vez, de forma sistematizada e sustentada, procura-se que a experiência internacional e as redes das grandes empresas portuguesas no exterior sejam aproveitadas e potenciadas pelas PME nacionais, quer direta, quer indiretamente. O projeto permitiu às PME aceder a mentoria junto de cinco grupos fortemente internacionalizados (GFI): a Sonae, no retalho, a Mota-Engil na construção, a EDP na energia, o Grupo Pestana no turismo, e a Tekever na defesa & TI, cada um com dez empresas selecionadas.
O projeto incluiu inicialmente um estudo de benchmarking internacional, juntamente com um survey sobre internacionalização que foi aplicado às PME, passando depois à mentoria ao longo de duas dezenas de sessões de trabalho.
O culminar deste trabalho será apresentado nos dias 20 a 22 de Fevereiro, no auditório da Casa da América Latina e UCCLA, em Lisboa, no “Open Days PME Connect”, um evento de business networking em que serão partilhadas experiências no âmbito deste projeto. Serão apresentados, igualmente, casos concretos de experiências internacionais, quer por parte das grandes empresas, quer por parte das PME, para além de serem transmitidas diferentes visões e conhecimento sobre a internacionalização e competitividade da economia portuguesa, através das várias dezenas de keynote speakers mobilizados para os três dias do evento.
O evento de business networking está aberto à participação de todos os interessados, envolvendo grandes empresas portuguesas, PME, organismos públicos, representações diplomáticas, academia e membros do governo.
O programa, apoiado pelo Compete 2020, é desenvolvido pela AIP e pela Deloitte, com o apoio da Casa da América Latina, da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa e pela Ordem dos Economistas.
Susana Almeida, 07/02/2019
Partilhar
Comentários 0