Concelho da Trofa está na via da sustentabilidade;

De acordo com Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa
Concelho da Trofa está na via da sustentabilidade
O Concelho da Trofa tem feito esforços consideráveis no sentido do seu crescimento e da sua sustentabilidade. Como tal, “a Câmara da Trofa já tem definido o que quer até 2030 e está estabelecido o que é a coluna dorsal da estratégia até 2040 em termos de sustentabilidade, nos curto, médio e longo prazos”, referiu o presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, na sessão de abertura da conferência “O crescimento e a sustentabilidade na Trofa do futuro”, promovida pelo jornal Vida Económica.
Foi com otimismo que o presidente da Câmara apresentou a próxima década da cidade da Trofa, com um forte pendor de sustentabilidade. Exemplo disso mesmo é o edifício dos Paços do Concelho, que já está projetado nesse sentido, como são os casos da quinta geração ou dos cabos elétricos. Mas já está também a decorrer o estudo que prevê o hidrogénio, que por certo terá uma enorme importância no futuro. Por outro lado, o centro da cidade também está a ser recuperado, “porque o mais importante na política da Câmara são as pessoas”. Entretanto, admite que os últimos tempos foram difíceis, em resultado do impacto da pandemia.
No entanto, o processo de vacinação tem corrido bem, sobretudo devido à intervenção de toda a comunidade. Aliás, adiantou, “o processo de vacinação tem corrido bem, porque as autarquias estão envolvidas”.

Sérgio Humberto
defende que as infraestruturas têm de ser ajustadas às pessoas, para que estas possam ser felizes. Ora, nem sempre isso tem acontecido, especialmente quando se trata da interioridade. Muitas vezes são desenvolvidas infraestruturas que não dão efetivamente resposta às necessidades das populações. Quanto ao presidente da Câmara Municipal da Trofa, garante que vai continuar a lutar pela autonomia administrativa. “Temos de ser inovadores, mas também precisamos de apoios. Por sua vez, quando nos movemos por causas e por princípios as coisas acontecem”. Na sua perspetiva, a Trofa está no bom caminho.

Encontro contou com a participação de Aurora Cunha
Após a intervenção de Sérgio Humberto, que falou sobre “Os desafios de desenvolvimento da Trofa para os próximos 10 anos”, o encontro “Crescimento e sustentabilidade na Trofa do futuro” incluiu a realização de três painéis: “O potencial local como alavanca de desenvolvimento sustentável – A arte sacra de São Mamede do Coronado”, onde intervieram José Manuel Tendim, padrinho da candidatura dos Santeiros de São Mamede do Coronado às 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa, e Augusto Ferreira, santeiro de São Mamede do Coronado; “Qualificação e sustentabilidade do mercado de trabalho”, com intervenções de Paulino Macedo, diretor do Agrupamento de Escolas da Trofa, Renato Carneiro, diretor do Agrupamento de Escolas Coronado e Castro, Adelino Santos, diretor do CENFIM Trofa, e José Azevedo (NIBBLE); “A sustentabilidade do nosso futuro comum”, tema desenvolvido por Aurora Cunha, ex-atleta e antiga campeã do mundo, autora do livro “Aurora Cunha – uma vida de paixões”, uma obra dedicada a quem procura os pergaminhos para uma vida feliz, em jeito de simbiose com a sociedade que nos rodeia.
Susana Almeida, 03/12/2021
Partilhar
Comentários 0