Empresas e particulares optam cada vez mais pelo renting;

Maurício Marques, diretor de Marketing da Locarent, afirma
Empresas e particulares optam cada vez mais pelo renting
"A inovação é, indubitavelmente, um dos pilares da nossa estratégica" afirma Maurício Marques
“O Renting é a solução para uma mobilidade integrada e sem preocupações. Nenhuma outra solução de financiamento automóvel consegue ser tão abrangente, fornecendo serviços e soluções que mitigam os riscos associados à compra de uma viatura” - afirma Maurício Marques, diretor de Marketing da Locarent.
Seguindo uma estratégia de proximidade aos clientes, a Locarent disponibiliza opções por rendas fixas ou rendas variáveis, em função da evolução futura das taxas de juro. Na perspetiva de Maurício Marques, isto é um exemplo de inovação.
Vida Económica – Como está a decorrer o ano em termos de carteira de viaturas sob gestão e de faturação e como esperam encerrar 2022?
Maurício Marques –
Apesar do contexto adverso, a Locarent encontra-se em linha com o seu orçamento, tanto no plano da faturação como na carteira sob gestão.
Considerando que estes dois indicadores são pouco voláteis, esperamos manter o alinhamento atual até ao final do ano.

VE – A flexibilidade de soluções continua a ser a grande aposta face ao atual momento de conjuntura económica?
MM –
Com efeito. Num momento de particular dificuldade das marcas automóveis em disponibilizar stocks de viaturas e com o subsequente alargamento dos prazos de entrega, motivados pela ausência de matérias-primas e instabilidade nos abastecimentos, a Locarent tem apresentado soluções alternativas de mobilidade aos seus clientes. Uma que tem tido particular sucesso é a extensão de contratos, garantindo ao cliente a continuidade da viatura com todos os serviços usufruídos a preços competitivos. No entretanto, procuramos, em conjunto, as melhores soluções de renovação de frota, encontrando, também aqui, alternativas que mitiguem os impactos das flutuações das taxas de juro.

VE – Em que pilares está centrada a estratégia da Locarent? A inovação é um fator importante?
MM -
A inovação é, indubitavelmente, um dos pilares da nossa estratégica. A relação é outro. Entendemos que ambos são indissociáveis e cruciais para a nossa sustentabilidade e crescimento.
Desenvolvendo a Locarent a sua atividade na promoção de serviços e bens que gravitam em torno da mobilidade de um particular ou de uma empresa, é fácil de perceber que nos encontramos num setor que abre espaço a várias soluções de inovação.
Mas a mesma só é útil se providenciar melhor serviço e qualidade aos nossos clientes. Motivo pelo qual estamos empenhados na relação e dedicados em estar cada vez mais próximo dos nossos clientes, escutando as suas necessidades e ambições. Isso é trabalhar para a Inovação.
Um exemplo prático que decorre deste período incerto é a abertura ágil, por parte da Locarent, a opções por Rendas Fixas ou Rendas Variáveis, em função da evolução futura das taxas de juro. Estas opções, já disponíveis, permitem aos Clientes fazerem a escolha que mais lhes agrada, em função das suas perspetivas de evolução das taxas de juro para o prazo das operações e avaliando as vantagens que cada uma encerra para sua realidade concreta.
Temos já várias iniciativas e parcerias que perseguem o objetivo da inovação e, a breve trecho, iremos lançar o nosso Renting de Usados, que se traduzirá em mais uma alternativa para os nossos clientes, num período sensível de escassez de automóveis novos e de agravamento de preços.

Solução para a mobilidade integrada
VE – O renting continua a ser a alternativa face à compra? Quais são as principais vantagens?
MM –
Mais do que a alternativa à compra, o Renting é a solução para uma mobilidade integrada e sem preocupações. Nenhuma outra solução de financiamento automóvel consegue ser tão abrangente, fornecendo serviços e soluções que mitigam os riscos associados à compra de uma viatura.
Para evidenciar as suas vantagens, bastará considerarmos o facto de hoje, com o advento da transformação que ocorre na motorização automóvel, ser um autêntico “tiro no escuro” a decisão sobre um veículo a combustão vs. um veículo eletrificado. Efetivamente, ninguém tem certezas sobre qual o valor de um carro a quatro ou cinco anos, seja ele a combustão ou eletrificado, e isso é determinante para um bom ou mau investimento. Com o Renting, não só este risco é externalizado para a locadora, como esta fornece uma visão integrada dos custos ao longo do período de utilização, desde a manutenção, pneus, passando pelos seguros, até aos combustíveis/carregamentos e custos/benefícios fiscais, permitindo assim uma melhor tomada de decisão.
Em resumo, diríamos que, em tempos de incerteza como os que hoje vivemos, o Renting é a solução que reduz os riscos, quando está em causa o usufruto de um automóvel.

VE – Que importância têm os segmentos das PME e dos particulares? Qual deste dois segmentos tem tido maior crescimento?
MM –
A importância das PME e particulares é capital, dada a dimensão e capilaridade destes setores. A Locarent, cumprindo o desígnio dos seus acionistas, sempre esteve próxima das PME e particulares de Portugal, fornecendo a solução mais adaptada a cada necessidade.
Ambos os setores estão em crescimento, sendo que os particulares apresentam um crescimento maior, resultante da sua base ainda relativamente pequena. Este maior crescimento está igualmente relacionado com os riscos referidos na resposta anterior, a propósito da verdadeira revolução automóvel que estamos a viver, e a necessidade, agora também dos particulares, de mitigá-los. Na Locarent não é diferente: temos assistido a uma adoção do Renting por cada vez mais particulares.

VE – É conhecida a falta de abastecimento de matérias-primas para os novos, em especial os chips. Como tem respondido o mercado de usados?
MM –
Neste quadro de escassez de veículos, novos e usados, o mercado de usados tem reagido com aumentos de preços. A disponibilidade sobrevalorizou-se nestes últimos meses.
Esta é, contudo, uma realidade conjuntural, que, ainda assim, poderá demorar mais alguns meses. É expectável que a normalização dos prazos de entrega de novas viaturas só venha a ocorrer no final do próximo ano.

VE – De que forma a Locarent acompanha o desafio a mobilidade elétrica? Que soluções estão a ser apresentadas?
MM –
A mobilidade elétrica é um foco da Locarent. A empresa tem apostado em oferta eletrificada e investido na sua divulgação, em parceria com as marcas automóveis respetivas.
Por outro lado, e no sentido de garantir um serviço integrado à mobilidade elétrica, a Locarent tem uma parceria com a EDP através da qual oferece soluções de carregamento adaptadas a qualquer necessidade.
Nesta matéria a componente de assessoria que prestamos aos nossos Clientes é muito valorizada. O leque de soluções é cada vez maior e os novos lançamentos sucedem-se, criando dúvidas no processo de escolha das viaturas. Tendo em conta a preocupação ambiental e os objetivos e compromissos que as empresas querem assumir nesta matéria, também apoiamos na definição de uma nova política de frota para os nossos clientes.  

VE – O renting continuará a ser uma opção do presente e de futuro? Porquê?
MM –
Estamos convictos de que assim será. O mundo caminha cada vez mais para soluções de serviços integrados, sem surpresas e a custos controlados, e não de produtos isolados e não conectados. Complementarmente, a opção é cada vez mais pagar pela utilização de um serviço ou bem, colocando de parte os pesados investimentos que resultam de uma solução de aquisição. A natureza do Renting é essa mesmo: providenciar soluções cada vez mais completas, integradas, através de uma renda controlada e sem mais preocupações. É para isso que na Locarent trabalhamos afincadamente. Quer se trate de uma viatura, quer esteja em causa a gestão de uma frota. “Pense em mobilidade e deixe o resto connosco!”.




VIRGÍLIO FERREIRA (virgilioferreira@grupovidaeconomica.pt), 18/11/2022
Partilhar
Comentários 0