As Empresas Familiares contribuem significativamente para o PIB e o emprego;

REFLEXÕES SOBRE EMPRESAS FAMILIARES
As Empresas Familiares contribuem significativamente para o PIB e o emprego
A geração de riqueza nas economias de mercado está sustentada em empresas privadas e na sua capacidade de serem competitivas e de disponibilizarem emprego.
 
As empresas familiares, ao representarem a maioria dessas sociedades, são assumidamente um fator crítico de desenvolvimento das regiões onde estão sedeadas, empregando e retendo as pessoas nas proximidades e assumindo-se como um motor das microeconomias locais: as pessoas necessitam de habitação, alimentos, vestuário, escolas, etc.
O estudo “Empresas familiares da Região Norte: Mapeamento, Retratos e Testemunhos”, de 2018, desenvolvido pela UMinho, agregou na sua base de dados mais de quarenta mil empresas e pelo nº de trabalhadores que empregam. Os resultados são deveras expressivos:
  • 81% possuem até 10 empregados,
  • 16% entre 10 e 49 e 
  • 3% mais de 50 colaboradores.
Esta tipificação das empresas familiares do Norte pode ser vista em distintas perspetivas. A da dimensão releva o facto de serem pequenas empresas, mas também o grande número, dispersas geograficamente por zonas menos favoráveis e que refletem as várias centenas de milhares de trabalhadores.
Por outro lado, a reduzida expressividade daquelas que empregam mais de 50 pessoas não é negligenciável, pois, aos atingirem as casas dos milhares, são responsáveis por uma expressividade muito relevante do número de empregos.
Um outro fator a considerar é que muitas das grandes entidades recorrem à subcontratação de muitas de reduzida dimensão, o que também reflete a necessidade e importância desta diversidade de empresas.


A Lameirinho é uma empresa familiar fundada em 1948 por Joaquim Coelho Lima, que assume por Missão “Produzir e distribuir produtos de têxtil - lar que visam proporcionar ao consumidor final bem-estar, momentos especiais e experiências únicas.”
A atual Administração do grupo tem como Presidente o filho Albano Coelho Lima e inclui a participação e envolvimento dos seus filhos, o que permite intuir uma preparação para assegurar a continuidade no desenvolvimento e sustentabilidade deste grupo empresarial sedeado em Guimarães.
Chegar aos 70 anos de vida, num setor que muito tem evoluído nos últimos anos, foi possível suportando-se num posicionamento internacional do negócio (vende para os cinco continentes), a competir com uma aposta reforçada em inovação e design, para diferenciar as mais de 12 milhões de peças produzidas anualmente.
Uma faturação superior a €63 milhões, com a enorme expressão de exportação, e resultados líquidos na ordem dos €7 milhões, são indicadores que reforçam o dinamismo e a importância que a empresa têm no setor e contributo para a riqueza nacional e para a região em que se encontra inserida.
Um outro indicador da importância deste grupo familiar é refletido pelos seus quase 700 trabalhadores. Este significativo número de empregados, com uma grande maioria a viver nas áreas circundantes, posiciona a empresa como um expressivo interveniente na captação e retenção de pessoas fora das grandes cidades e da faixa litoral.

Temas para Reflexão:
  • Qual a posição da nossa empresa no setor empresarial em que está inserida?
  • A nossa relevância na área geográfica de implantação é um fator diferenciador para a empresa e a região?
  • Como podemos relevar e potenciar o nosso envolvimento com a envolvente local?

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
@empresasfamiliaresdesucesso
 
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
http://www.efconsulting.pt
 
 
 

Partilhar
Comentários 0