As empresas familiares possuem excelentes estruturas profissionais;

REFLEXÕES SOBRE EMPRESAS FAMILIARES
As empresas familiares possuem excelentes estruturas profissionais
Considerar que as empresas familiares são entidades com modelos de gestão centralizados, arcaicos e nada estruturados é desconhecer a realidade destas empresas, dos seus gestores e dos seus acionistas.
Ao nível das micro e pequenas empresas, os modelos de gestão não são muito variados e estão associados a uma ou duas pessoas, o que não significa que não surjam como sociedades altamente competitivas e a atuar em mercados em qualquer parte do globo.
Quando se analisam as PME, e mesmo muitas das grandes empresas, encontram-se exemplos variados que denotam modelos de governo eficientes e outros que requerem cuidadas alterações.
O estudo “Empresas familiares da Região Norte: Mapeamento, Retratos e Testemunhos”, de 2018, desenvolvido pela UMinho, identificou como ponto fraco o desenvolvimento deficitário das estruturas profissionais de governança, gestão profissional e atração de talento. 
No entanto, uma das análises efetuadas, que indagava sobre o nº de familiares que exerciam funções executivas nas empresas, salientava que:
  • 22% não possuíam qualquer membro familiar;
  • 37% apresentavam um único;
  • 29% integravam dois elementos.
Mesmo com esta ilustração, pode-se ainda reforçar que o grau de parentesco não deve ser associado a um qualquer indício de menor profissionalização de uma sociedade.

Em 2017, a Sogrape Vinhos comemorou o seu 75º aniversário, tendo sido fundada em 1942 por Fernando Van Zeller Guedes, quando este se lançou na aventura de lançar o Mateus Rosé.
Sucedeu-lhe o filho Fernando Guedes, depois o neto Salvador e, de seguida, e por imperativos de saúde, o outro neto Fernando, que atualmente preside a um Conselho de Administração de 9 elementos e que inclui 8 membros que não pertencem à Família Guedes.
O crescimento sustentado e geograficamente disperso das últimas décadas, que elevou a faturação acima dos 206 milhões de euros e é fruto das 11 unidades de negócio espalhadas por 10 países, levou à operacionalização de uma estrutura de Gestão que considera a existência de Equipas de Gestão agrupadas em:
  • Negócio Ibérico: liderada pelo Administrador Francisco Souto e que inclui mais 7 elementos;
  • Negócio Internacional & Inovação: liderada pela Administradora Raquel Seabra e que inclui também 7 elementos.
Nos anos 2015/6 desenvolveu uma parceria com a Universidade Católica ao nível de formação avançada, tendo por objetivo criar um momento para toda a equipa (foram envolvidos 60 participantes) que sensibilizasse para a importância da formação e a abertura para uma nova fase de gestão do capital humano e do talento. De uma forma mais personalizada, foram também desenvolvidos programas de coaching para 17 pessoas em dois anos.
Um dos grandes objetivos é ter as equipas alinhadas com a Missão da Empresa: Desenvolver Vinhos Originais e Intemporais com marcas internacionalmente relevantes.

Temas para reflexão:
  • O nosso modelo de gestão está adequado à estrutura e negócio da empresa?
  • Qual o nível de envolvimento de membros da nossa Família?
  • Os membros não familiares possuem oportunidades e integram os órgãos decisores?

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
@empresasfamiliaresdesucesso
 
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
http://www.efconsulting.pt
 
 


Partilhar
Comentários 0