As empresas familiares são microempresas mas fixam as pessoas no interior;

REFLEXÕES SOBRE EMPRESAS FAMILIARES
As empresas familiares são microempresas mas fixam as pessoas no interior
A implementação de uma ideia de negócio dá origem a microempresas que, dependendo da sua filosofia de continuidade, se transformam em empresas familiares.
A dimensão de uma empresa pode ser medida por variáveis como o volume de negócios, o número de trabalhadores, cuja expressão nacional pode ser desprezível, mas, localmente, assumir proporções de grande impacto.
O estudo “Empresas familiares da Região Norte: Mapeamento, Retratos e Testemunhos”, de 2018, desenvolvido pela UMinho, ilustra que em termos de faturação a grande maioria são microempresas:
  • 65% faturam menos de €250 mil;
  • 22% entre €250 e €1 milhão;
  • 13% mais de €1 milhão,
o que se reflete como um ponto débil à sua sustentabilidade futura. 
No entanto, a virtuosidade e o impacto de negócios familiares com estas caraterísticas devem ser especialmente analisados no contexto e importância relativa da sua implantação geográfica.
Uma parte significativa dos mesmos pode ser um polo de fixação ou até mesmo de atração de pessoas na sua área de influência, combatendo a desertificação, por um lado, e, por outro, a aglutinação de pessoas num número reduzido de centros e com reduzidos níveis de qualidade de vida.



A paixão de Maria Helena Ramos e Henrique Marques pela outrora freguesia de Brufe - Terras de Bouro, Parque Nacional da Peneda-Gerês – local que possui cerca de 50 habitantes que se dedicam essencialmente à agricultura –, levou-os ao desenvolvimento de um restaurante que se pautasse por comida de confeção simples e com recurso a produtos locais de qualidade.
Em dezembro de 2002 surge “O ABOCANHADO”, nome que deriva das expressões locais “o tempo abocanhou” ou “neste bocanho” que pretendem indicar a abertura ou alívio do tempo quando deixa de chover ou nevar. 
Este restaurante transformou-se num polo dinamizador da atividade agrícola local, na geração de postos de trabalho e numa dinâmica turística local; algo que aparece bem expresso no seguinte artigo: “O Restaurante O Abocanhado tem-se revelado um ‘embaixador’ dos territórios de baixa densidade e de montanha, atraindo à região muitos visitantes e turistas amantes de uma cozinha tradicional genuína e servida com requinte.” (fonte: Comércio Com rosto, 2010-09-04)
Desde a conceção que o restaurante previa uma componente de integração paisagística nos socalcos típicos do local. O projeto, desenvolvido pelos arquitetos António Portugal e Manuel Maria Reis, e sua concretização foram reconhecidos internacionalmente, ao serem contemplados com a medalha de prata na terceira edição da Bienal Miami Beach 2005 - Architecture, Landscape Architecture, Interior Design, nos Estados Unidos.
 


Temas para reflexão:
  • Qual a expressividade local do nosso negócio?
  • Conseguimos uma maior ligação com a área de influência mais próxima?
  • A dimensão atual e prevista do negócio é compatível com a sua sustentabilidade futura? 
António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
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Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
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