Fernando Ulrich no conselho de administração do Caixabank-Bankia;

Após a fusão
Fernando Ulrich no conselho de administração do Caixabank-Bankia
Fernando Ulrich, presidente do conselho de administração do BPI, está proposto para integrar o futuro conselho de administração do CaixaBank, após a aprovação do projeto de fusão deste com o Bankia, do qual resultará um novo gigante da banca espanhola. O conselho de administração será formado por 15 membros, dos quais 60% serão independentes. 
Os conselhos do CaixaBank e do Bankia aprovaram o projeto de fusão para criar o que as partes indicam que será o banco líder em Espanha. A operação será executada através da modalidade de fusão por absorção do Bankia pelo CaixaBank, e deve ser aprovada pelas assembleias-gerais das duas entidades. “A nova entidade, que manterá a marca CaixaBank, será o banco de referência em Espanha com mais de 20 milhões de clientes, uma quota de mercado em créditos e depósitos de 25% e 24%, respetivamente, e uma presença geográfica diversificada e equilibrada”, refere o comunicado. O BPI faz parte do grupo CaixaBank, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do banco português.

Na banca desde 1983

Fernando Ulrich, de 67 anos, teve como primeiro emprego o jornalismo económico, no Expresso, aquando da sua fundação e durante dois anos. Depois de desempenhar funções na delegação de Portugal da OCDE em Paris (1975-1979), no Ministério dos Negócios Estrangeiros (1979-1980) e como chefe de gabinete do Ministro das Finanças (1981-1983). Em 1983, entrou para a Sociedade Portuguesa de Investimento, antecessora do BPI, a convite de Artur Santos Silva, atual presidente honorário do BPI. Em abril de 2004, e já com o cargo de vice-presidente do Banco BPI, Fernando Ulrich tornou-se presidente executivo da entidade, cargo que ocupou até abril de 2017, quando assumiu a presidência do conselho de administração, a convite do acionista CaixaBank. Entre 2009 e 2013 foi também presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve.

Aquiles Pinto, 21/09/2020
Partilhar
Comentários 0