Homebanking do Banco Carregosa com reconhecimento facial;

Homebanking do Banco Carregosa com reconhecimento facial
Os clientes do Banco Carregosa que utilizam o serviço de homebanking contam, desde esta semana, com autenticação biométrica para acederem contas e ordenarem transações. Esta forma de autenticação utiliza o reconhecimento facial com recurso à câmara fotográfica incorporada nos smartphones, para confirmar a identidade do utilizador. “Trata-se de um fator de autenticação adicional que garante níveis de máxima segurança na utilização do homebanking”, indicam desde o Carregosa.
“Com a adoção desta tecnologia de reconhecimento facial, o Banco Carregosa disponibiliza ao cliente um nível ímpar de segurança com características únicas, porque se baseia em dados pessoais intransmissíveis”, afirma Francisco Oliveira Fernandes, presidente da comissão executiva do Banco Carregosa. “Apesar de ser uma instituição secular, a casa Carregosa orgulha-se de acompanhar as tecnologias mais sofisticadas, incorporando-as na prestação de serviços financeiros”, acrescenta o executivo.
 
Segurança testada
 
Esta solução, que obteve a certificação específica da norma ISSO/IEC 30107-3, utiliza, segundo o banco, a tecnologia mais poderosa em “liveness detection”, a única aprovada com 100% em todos os testes de anti-falsificação. “Além disso, funciona numa base de ‘deep learning’ – a sua eficácia melhora à medida que é utilizada, permitindo-lhe distinguir se o utilizador está a ser coagido, se está nervoso, se utiliza algum disfarce ou apenas se envelheceu ou perdeu peso. Trata-se de mais um exemplo de inteligência artificial aplicada ao setor financeiro”, indicam desde o Carregosa.
O cliente pode, a qualquer momento, aderir ou cancelar o serviço. A aplicação mobile de reconhecimento facial foi desenvolvido para os sistemas operativos IOS e Android.
O Banco Carregosa prevê, ainda, disponibilizar a opção de “reconhecimento de voz” brevemente.
 
Aquiles Pinto aquilespinto@vidaeconomica.pt, 19/10/2018
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