Insolvências vão aumentar 26% a nível global;

Insolvências vão aumentar 26% a nível global
Apesar do avanço dos programas de vacinação e da evolução positiva do crescimento, a Crédito y Caución prevê um aumento de 26% nas insolvências empresariais a nível mundial em 2021. Antecipa-se um aumento nas principais regiões e países.

Os maiores aumentos são esperados na Austrália, em França e Singapura. É esperado um aumento de 19% em Portugal. “Estas previsões baseiam-se, principalmente, nas expetativas de eliminação gradual das medidas locais de apoio orçamental e na reabertura dos tribunais e reativação dos procedimentos de insolvência.” Em consequência disso, muitas empresas que no ano passado foram resgatadas pelas medidas lançadas pelos governos, em 2021, provavelmente, vão declarar falência. Os países que este ano vão apresentar o maior aumento percentual das insolvências serão, com toda a probabilidade, aqueles cujos valores foram inusitadamente baixos no ano passado.
Prevê-se que os níveis de insolvência em quase todos os países analisados – exceto na Alemanha, na Grécia, na Nova Zelândia e na Roménia – sejam mais elevados no final de 2021 do que antes do surto da pandemia. Espanha e Holanda encontram-se entre os países para os quais se antecipa um maior aumento das insolvências. “Isto deve-se a uma reação relativamente forte às flutuações do PIB tradicionalmente observadas nestes países”, conclui o estudo da Crédito y Caución.
Três vetores vão definir o desenvolvimento das insolvências mundiais este ano, designadamente a intensidade e a amplitude do crescimento económico, a eliminação gradual dos estímulos governamentais e de outros planos de apoio e as alterações temporárias na legislação sobre falências, que reduziram as apresentações à insolvência. O seu impacto combinado influenciará, em grande medida, os números reais das insolvências e o risco de crédito comercial, este ano e no próximo.

Susana Almeida, 08/04/2021
Partilhar
Comentários 0