Locação financeira apoia economia em 2,5 mil milhões de euros;

Luís Augusto, presidente da ALF, afirma
Locação financeira apoia economia em 2,5 mil milhões de euros
O valor dos novos contratos de renting em 2021 ultrapassou os 572 milhões de euros, um crescimento de 2,7% face a 2020, contrariando a contração na produção de automóveis derivada da crise de semicondutores, revela Luís Augusto, presidente da ALF – Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting.
O prolongamento dos contratos existentes e o recurso generalizado ao renting de viaturas usadas contribuiu, “de forma relevante, para a sustentação da frota e para contrariar a redução na contratação de viaturas novas”, acrescenta Luís Augusto.
A locação financeira financiou 2,5 mil milhões de euros em 2021, dos quais 1,7 mil milhões de euros relativos à vertente mobiliária. Neste valor, a locação automóvel representa 67%.
Vida Económica – Qual o balanço de 2021 no que toca ao financiamento especializado às empresas?
Luís Augusto –
A Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) registou no ano passado o início da retoma nos três setores do financiamento especializado para valores em linha com 2019. A crise dos semicondutores tem provocado um atraso na entrega de viaturas novas, o que se repercutiu numa recuperação mais lenta do setor automóvel do que previsto. O Renting acabou o ano de 2021 com a frota com crescimento de 1,1% no número de viaturas, apesar de o número de viaturas novas adquiridas ter sido inferior a 2020 em 9,5%. Os leasings mobiliário e imobiliário também terminaram o ano de forma positiva, com crescimentos de 3,4% e 8,6%, respectivamente. Já o Factoring registou um aumento de 9,6% no valor de faturas tomadas, superando consideravelmente o crescimento económico do país. 2021 tornou-se o ano com maior valor de créditos tomados pelo Factoring em Portugal.
 
VE – Nesse financiamento, qual está a ser a evolução do renting e da locação financeira mobiliária?
LA –
O Renting, setor do aluguer operacional de frotas com reflexos positivos em todos os aspetos da mobilidade automóvel, evitou tanto quanto possível a diminuição da contratação de viaturas, contrariando a contração na produção de automóveis derivada da crise dos semicondutores. Se por um lado, os nossos associados registaram uma redução na quantidade de viaturas novas adquiridas, por outro, alcançaram um aumento de valor dos novos contratos em 2,7%, para 572,3 milhões de euros. Na Locação Financeira Mobiliária, os dados da ALF identificam um crescimento robusto na produção, de 3,4%, para 1,7 mil milhões de euros, dos quais 1,1 mil milhões correspondem a viaturas ligeiras e pesadas.

Guerra na Ucrânia vai afetar entrega de viaturas novas
VE – No Renting, qual a evolução ao nível das viaturas adquiridas e o valor dos contratos realizados em 2021, nos dois primeiros meses de 2022 e as perspetivas de evolução até final do ano?
LA –
A falta de viaturas novas para entrega pelos construtores de automóveis levou os associados da ALF a desenvolverem soluções que, apesar deste constrangimento exógeno, permitiram aumentar a frota em circulação em 1,1%, face a valores de 2020. Este esforço, num momento em que se verificou um recuo de 9,5% no número de viaturas ligeiras adquiridas, expõe o esforço que os associados da ALF têm efetuado para manter o apoio às empresas e a particulares. Entre as medidas, destacam-se o prolongamento dos contratos existentes e o recurso generalizado ao Renting de viaturas usadas, importantes soluções para apoiar os clientes neste período, contribuindo de forma relevante para a sustentação da frota e para contrariar a redução na contratação de viaturas novas.
O início do ano tem sido muito positivo, no entanto, devido aos desenvolvimentos bélicos no Leste da Europa, prevê-se que a entrega de viaturas novas também sofra as consequências, sendo estas somadas à já existente escassez de semicondutores.

VE – O prolongamento dos contratos tem-se revelado uma boa solução para contrariar as dificuldades económicas geradas pela pandemia? Que vantagens têm sido conseguidas com esta solução? É para continuar a ser aplicada?
LA –
Os associados da ALF trabalham para adaptar os produtos do financiamento especializado às necessidades do mercado, das empresas e da economia. A redução do stock de viaturas novas disponíveis implicou a criação de soluções como o prolongamento dos contratos em vigor, e isso constata-se no crescimento da frota em circulação. Em 2020, primeiro ano da pandemia, o número de viaturas em circulação era de 119 mil, abaixo das 122 mil do ano anterior. Em 2021, apesar do constrangimento na produção de automóveis motivado pela crise dos semicondutores, o parque do Renting em circulação recuperou para 120 mil viaturas. Em 2022, com os constrangimentos que se preveem, os Associados da ALF pretendem continuar a encontrar formas de apoiar os seus clientes. Uma das características do Renting é a sua adaptabilidade, e isso comprova-se mais uma vez.

Locação automóvel financiou mais de 1,1 mil milhões de euros
VE – O financiamento na locação financeira mobiliária abrange concretamente o quê e qual é o peso da componente automóvel?
LA –
A Locação Financeira financiou 2,5 mil milhões de euros em 2021, dos quais 1,7 mil milhões de euros relativos à vertente mobiliária. Neste valor, a locação automóvel representa 67% e a locação de equipamentos representa 33% do total. Dos 1,13 mil milhões de euros do total do valor das viaturas no acumulado do ano, os ligeiros têm uma clara preponderância, com 75% do total do valor.

VE – Face aos desafios que se avizinham para as empresas, de que forma as associadas da ALF estarão à altura de dar uma resposta cabal de apoio à economia?
LA –
As duas crises graves por que passámos num curto período de pouco mais de uma década – primeiro, a crise do “subprime” e agora a pandemia de COVID-19 – comprovaram a capacidade do financiamento especializado para apoiar as famílias, as empresas e a economia portuguesa no seu todo. Em 2021, segundo ano vivido em pandemia, os associados da ALF apoiaram a economia com mais de 37 mil milhões de euros. Quando observamos as perspetivas para a economia europeia em 2022, as projeções económicas das autoridades ainda apontam para um crescimento, mas é conhecida a possibilidade de estagflação, pelo que não deixaremos de estar atentos, de modo a prestar um apoio acrescido às empresas e famílias portuguesas, se necessário. Contudo, este esforço não pode ser dissociado de medidas urgentes, algumas delas negociadas em 2021, e que dependem da aprovação do Orçamento do Estado para 2022. Esperamos que o novo Governo, mantendo a mesma linha governativa, proteja as pontes construídas entre o Ministério da Economia e a ALF, e permita ao financiamento especializado assegurar este apoio à economia. Entre outras medidas, esperamos o avanço da Linha de Apoio do Banco Português de Fomento para o Factoring e Confirming, para apoio à tesouraria das empresas e a manutenção da isenção dos emolumentos no registo dos prolongamentos de contratos em moratória.

Parque automóvel nacional está a envelhecer
VE – Até que ponto a renovação das frotas automóveis é cada vez mais necessária face aos desafios ambientais e energéticos? De que forma a ALF está a acompanhar esta situação?
LA –
A ALF tem dado o seu contributo, nas suas reuniões com os membros do Governo e com os grupos parlamentares, para a sensibilização dos decisores relativamente à renovação das frotas das empresas e dos particulares. É sabido que 60% dos veículos em circulação têm mais de dez anos e que 20% superam os 20 anos, o que torna o parque automóvel nacional um dos mais envelhecidos na Europa.
Numa altura em que esperamos a apresentação do Orçamento do Estado para 2022 e em que estamos a pouco mais de meio ano da apresentação do OE2023, não podemos deixar de assinalar a premência de o Governo acelerar medidas que conduzam à descarbonização nos transportes. No entender da ALF, este objetivo coletivo do país passa também por retomar o incentivo ao abate de veículos em fim de vida e aumentar o contributo público na transição das frotas para veículos elétricos e híbridos.

VE – Que mensagem gostaria de transmitir?
LA –
A ALF e os seus associados dos setores do Leasing, Factoring e Renting estão a acompanhar com atenção as repercussões da guerra na Ucrânia sobre a economia, e estaremos, como até aqui, ao lado das empresas, dos particulares e da economia em geral, neste momento tão exigente. Do mesmo modo que desenvolvemos instrumentos para não falhar aos agentes económicos ao longo dos últimos dois anos em clima de pandemia, estamos empenhados em assegurar as condições para que a economia portuguesa possa continuar a sentir-se apoiada pelos associados da ALF.
VIRGÍLIO FERREIRA (virgilioferreira@grupovidaeconomica.pt), 08/06/2022
Partilhar
Comentários 0