O Conselho de Administração é um excelente órgão de gestão para a empresa familiar;

REFLEXÕES SOBRE EMPRESAS FAMILIARES
O Conselho de Administração é um excelente órgão de gestão para a empresa familiar
Uma organização é uma entidade que deve ter um órgão que assuma de forma inequívoca a sua liderança. Podendo a condução ser assumida por uma única pessoa, o mais natural é possuir uma equipa constituída por várias pessoas.
O estudo da Atrevia (“Os valores e a comunicação na empresa familiar”) questionou os seus inquiridos quanto à fase em que se encontravam relativamente ao funcionamento do Conselho de Administração. Em cerca de dois terços dos casos o mesmo já está implementado e somente em cerca de 21% é que não se havia iniciado.
Para que a sociedade seja liderada de uma forma profissional, é importante que todos conheçam o perfil de composição do Conselho de Administração – membros executivos vs não executivos; independentes vs não independentes; familiares vs não familiares; o seu regulamento de competências: quem pode decidir o quê (seja de forma individual – atribuição de pelouros, ou colegial); o sistema de avaliação do seu desempenho do órgão e seus membros; a sua remuneração (fixa, variável, senha de presenças).
No caso das sociedades comerciais limitadas, este sistema de gestão pode e deve ser ajustado à sua realidade, pois permitirá aos gerentes e aos sócios usufruírem de melhores práticas de gestão.




Temas para reflexão:

  • Qual o modelo real de governo da nossa empresa?
  • Estão bem definidas as competências de cada órgão e pessoa?
  • Como avaliamos os seus desempenhos?

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Porto   http://www.efconsulting.pt
Partilhar
Comentários 0