Portojóia 2018 decorre este fim-de-semana na Exponor;

Portojóia 2018 decorre este fim-de-semana na Exponor
Decorre este fim-de-semana mais uma edição da Portojóia, Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria. O certame, que arrancou ontem e termina no domingo, 30 de setembro, na Exponor, pretende afirmar-se como principal montra ibérica do setor da joalharia, ourivesaria e relojoaria. Para tal, a feira volta a dar palco à joalharia de autor e aos jovens designers nacionais, que têm aqui oportunidade única de se apresentarem ao mercado.

A principal montra ibérica do setor da joalharia, ourivesaria e relojoaria, começou ontem e termina este domingo, na Exponor. O novo formato da Portojóia pretende identificar as tendências e comportamentos que irão revolucionar o setor nos próximos anos, enquanto dá destaque aos principais rostos dessa mudança.
Um dos grandes destaques desta edição é a iniciativa “Arts & Jewels” que une jovens promessas da joalharia nacional com designers de diferentes áreas ligadas à moda e à arte para o desenvolvimento de coleções exclusivas que serão apresentadas em primeira mão no evento. Para além disso, e à semelhança dos anos anteriores, a Portojóia volta a dar palco à joalharia de autor e aos jovens designers que têm aqui oportunidade de se apresentar ao mercado. Uma “incubadora” de talento que tem ganho expressão ano após ano e chega a esta edição com 40 marcas.
Por outro lado, o evento voltará ainda a premiar o talento e a criatividade do setor, através dos prémios “Best Of by Portojóia”, que já vai na sua terceira edição. Este prémio é dividido em oito categorias: prémio carreira, designer revelação, melhor Inovação, melhor montra, melhor loja física, melhor loja online, melhor montra stand e melhor stand. Este ano, pela primeira vez, o público também pode votar no designer revelação.
Procurando posicionar-se como fonte de informação e inspiração para os profissionais do setor, partilhando boas práticas e casos de sucesso, a Portojóia terá ainda um novo espaço, denominado “Jewels Box”, que pretende ser uma verdadeira montra de tendências de exposição e venda de joias e que apresentará quatro exemplos de sucesso: Alcino Silversmith, Monseo, Eugénio Campos e Liliana Guerreiro. Também novidade é a área “Pure Jewels” onde estarão duas marcas de luxo, a Eleutério Jewels e Mimata.
Paralelamente, o certame irá proporcionar uma agenda de workshops com temas estratégicos para o setor, como vitrinismo, tendências de consumo e marketing digital. E pela primeira vez, haverá cursos gratuitos de iniciação à joalharia, ao longo de todo o evento.
Questionada pela ‘Vida Económica’ sobre o balanço que faz das quase três décadas de feira, Amélia Estêvão, afirma que esta tem “acompanhado a evolução do setor, com momentos mais positivos e menos positivos”. Em suma a Portojóia é um “barómetro do mercado”. E relembra que nos anos 90, o setor enviava para a constrastaria 20 toneladas e hoje envia apenas uma tonelada e meia, e como tal a feira ressentiu-se com tudo isto”.
Contudo, para a responsável da feira, a Portojóia “tem sabido acompanhar esta alteração de mercado, seguindo aquilo que o consumidor procura, pois hoje as joias são vistas como artigos e acessórios de moda e por isso a feira tem cada vez mais designers, com peças exclusivas”. Por outro lado, nota a responsável, o atual consumidor opta por “várias matérias-primas, sobretudo prata e aço”.
A Portojóia, Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria tem vindo a registar um positivo crescimento nos últimos anos, bem como projeção internacional. Esta edição reúne 164 expositores, 12 deles internacionais, e prevê atingir novamente mais de 10 mil visitantes profissionais, sendo que no ano passado, 270 viajaram de países como Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Holanda, Brasil, Roménia, Irlanda e Roménia. Hoje, sexta-feira, pelas 11h, a Portojóia receberá a visita de Ana Teresa Lehmann, Secretária de Estado da Indústria.
 
 
FERNANDA SILVA TEIXEIRA ferandateixeira@vidaeconomica.pt, 27/09/2018
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