Portugal 2030 arranca com 23 mil milhões de euros;

Governo assina acordo de parceria com a União Europeia
Portugal 2030 arranca com 23 mil milhões de euros
A assinatura do Acordo de Parceria Portugal 2030, realizada no Fundão a 14 de iulho de 2022, entre o Governo português e a Comissão Europeia para o período de 2021-2027, oficializa o lançamento do Portugal 2030. Este instrumento terá disponíveis 23 mil milhões de euros, distribuídos por cinco Fundos Europeus e por 12 Programas.
A programação do Portugal 2030 é feita em torno de cinco objetivos estratégicos: um Portugal mais inovador, digital, mais competitivo e empreendedor; mais verde, que cumpra o Acordo de Paris e invista na transição energética, nas energias renováveis e na luta contra as alterações climáticas; mais conectado, com redes de transportes estratégicas e sustentáveis, mas também ligações e 5G; mais social, na senda do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, com emprego de qualidade, educação, competências, inclusão social e igualdade de acesso aos cuidados de saúde; e mais próximo dos cidadãos, promotor de estratégias de desenvolvimento a nível local e com cidades sustentáveis.
“Estamos cientes dos desafios, mas a verdade é que, quadro após quadro, Portugal tem sido capaz de executar, com sucesso, e com impactos, os fundos europeus. São mais de 44 mil empresas apoiadas, mais 100 mil apoios à contratação de trabalhadores, quase cinco mil projetos de I&D apoiados, cerca de 900 escolas com projetos apoiados e 94 quilómetros de faixa costeira intervencionada”, afirmou Maiana Vieira da Silva, ministra da Presidência, durante a cerimónia de assinatura do acordo, onde esteve acompanhada pelo Primeiro-Ministro, António Costa.

Mais de 50 mil milhões em fundos europeus
Nos próximos anos, Portugal receberá mais de 50 mil milhões de euros em fundos europeus, incluindo os 23 mil milhões de euros do PT 2030.
Uma novidade do PT2030 apontada pela ministra diz respeito aos fundos ao serviço da coesão territorial. “Também aqui a Avaliação do Impacto Macroeconómico do PT2020 nos dá informação: 80% dos ganhos nacionais no PIB estão concentrados nas regiões menos desenvolvidas (Norte, Centro, Alentejo e RA Açores). Nos Açores, o ganho é 2,2 vezes o ganho médio do PIB nacional; no Alentejo, o ganho é 1,8 vezes o ganho médio do PIB nacional”.
“Pretendemos que os diferentes programas temáticos e regionais possam ficar concluídos nos próximos meses, de modo a abrir os primeiros avisos já no início de 2023”, anunciou Mariana Vieira da Silva.
Célia Cesar, 21/07/2022
Partilhar
Comentários 0