Tenacidade e perseverança na empresa familiar;

Reflexões sobre Empresas Familiares
Tenacidade e perseverança na empresa familiar
O exemplo de A Metalúrgica

Anteriormente destacámos a grande dedicação que é necessária aplicar a um negócio familiar e, quase como consequência, identificámos a austeridade como uma postura que lhe surge associada.

Na continuidade da empresa familiar, outras características se podem associar. Algumas das que foram confirmadas pelo estudo da Edelman, dignas de referência, podem ser sintetizadas como o afinco, a persistência e a firmeza.
Independentemente do contexto em que se insere a organização, mas muito mais vincado quando este é especialmente adverso como o atual, lançar, desenvolver e assegurar a continuidade de uma empresa exige uma grande firmeza do seu líder e um determinado afinco na implementação da sua visão. Se este objetivo de longo prazo, que o levou a lançar-se neste empreendimento, está claro na sua mente, a sua implementação e a partilha com todos os seus colaboradores e entidades relacionadas vai ser uma tarefa hercúlea e que lhe vai exigir um grande sentido de persistência e níveis de firmeza nem sempre bem compreendidos.
Mas o esforço e perseverança certamente que serão futuramente recompensados e devidamente reconhecidos.

 

“…não há festa sem bolo!”

Esta assinatura ilustra de forma bem clara o afinco, a firmeza e a persistência que pode e deve estar presente num negócio familiar.  Com origem em 1896, A Metalúrgica Bakeware Production é uma empresa que se orgulha de cruzar três séculos mantendo o seu cariz de empresa familiar. Há mais de 110 anos que esta entidade tem servido de suporte à rica e variada indústria de pastelaria, demonstrando competência e criatividade na concepção e produção de formas para bolos e de tabuleiros para pastelaria e panificação industrial. Começando em Portugal e expandindo, nos últimos 30 anos, por todo o mundo, A Metalúrgica possui um processo gradual e minucioso de desenvolvimento de produtos no qual envolve o cliente, permitindo que este acompanhe muito de perto a evolução do seu projeto e fazer pequenos ajustes sempre que necessário, transformando o produto final no produto ideal. Com a entrada na administração, em 2005, de um elemento da 5ª geração – Raquel Santos –, formando um triunvirato de avô, pai e neta, está bem assegurada a continuidade desta empresa centenária que certamente vai pretender completar a frase com que se apresenta “… produzido numa forma da empresa familiar A Metalúrgica”.

antonio.costa@efconsulting.es

Partilhar
Comentários 0