“Nunca sujes a água que um dia poderás ter de beber”;

Reflexões sobre Empresas Familiares
“Nunca sujes a água que um dia poderás ter de beber”
BOLAS, SA
Sebastião Mendes Bolas fundou, em 1965 e em Évora, uma empresa de venda de ferramentas e equipamentos, com venda direta ao público e através de alguns revendedores no sul do país. Desde o seu nascimento que o negócio foi liderado pelo filho Guilherme.
No dia 21 de março, comemorou o seu quinquagésimo aniversário, no evento que reuniu os seus mais de 50 funcionários, representantes dos seus cerca de 300 distribuidores espalhados por todos os distritos portugueses, Angola, Moçambique e S. Tomé e Príncipe.
O segredo para alcançar esta dimensão e longevidade, pode ser encontrado numa receita que utiliza, entre muitos outros, ingredientes como:
  • Visão estratégica: uma ideia de que de Évora se pode partir para o mundo com a concentração exclusiva na distribuição;
  • Marcas e Parceiros: identificação das melhores marcas a representar e criação de laços de verdadeira parceria (algumas com mais de quarenta anos);
  • Serviço ao Cliente: focalização nos clientes com um tratamento diferenciado e serviço de apoio desde o aconselhamento e pré-venda até ao completo serviço de pós-venda;
  • Colaboradores: pessoas formadas e conscientes da importância das suas funções para o êxito do negócio;
  • e, o mais importante de todos, uma equipa de líderes de topo.
A Família Bolas tem sido a única fornecedora de líderes: Guilherme BGuilherme Bolas e Carlos Pinto Sá, Presidente Câmara Municipal de Évoraolas assumiu desde o início a tarefa de lançar e fazer crescer a empresa; a sua esposa Marília também trabalhou na empresa desde muito cedo e, com a chegada à idade adulta e após experiência externa, a entrada dos filhos Elizabete e Rui.
Com a transformação da empresa em sociedade anónima, foi com naturalidade que o pai assumiu a sua presidência e os filhos a função de administradores, com funções diversas que se complementam e acumulando o Rui com a função de Diretor Geral.
Este ano fica também associado à chegada da 4ª geração à empresa, através do neto Tomás, que assim ilustra que esta empresa familiar encontrou o caminho que lhe permite ultrapassar o desafio da continuidade geracional.
O segredo para este sucesso pode ser identificado na frase que o fundador da empresa gostava de salientar - “Nunca sujes a água que um dia poderás ter de beber”. Aplicada com sabedoria, esta frase reflete a importância de um dos grandes fatores competitivos dos negócios familiares: o longo prazo e, como tal, um dos elixires da sua potencial eternidade com a passagem do legado pelas contínuas gerações familiares.

Temas para reflexão:

• Quantos aniversários desejamos comemorar?
• Que tipo de relações privilegiamos com os nossos parceiros?
• Como asseguramos a continuidade da empresa nas mãos da Família?

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.es
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto   www.efconsulting.pt
 


Partilhar
Comentários 0