A composição dos Conselhos de Administração nas Empresas Familiares;

Refexões sobre Empresas Familiares
A composição dos Conselhos de Administração nas Empresas Familiares
Os acionistas de uma empresa delegam a gestão corrente da sua sociedade num órgão de gestão que, na maioria das vezes, é composto por mais do que uma pessoa. 
Esta equipa colegial é denominada por Gerência, nos casos das Sociedades Limitadas, ou Conselho de Administração, quando se refere a uma Sociedade Anónima.
O estudo da Russel Reynolds, que estamos a analisar, focou-se essencialmente nos Conselhos de Administração e verificou que estes, em média, são compostos por 7,4 pessoas, existindo uma variação de cerca de dois elementos entre as médias dos participantes da Itália, com o menor número, e a de maior valor alcançada em França.
Não existindo dados para Portugal, decidimos recolher uma amostra a partir de um conjunto de empresas a que se teve acesso à necessária informação. Não existindo uma variação significativa da média do nº de administradores relativamente ao estudo, verifica-se, contudo, que as empresas cotadas possuem cerca de mais 1,6 elementos e as não cotadas menos 1,7.



Temas para reflexão:
• Qual é a dimensão do nosso Conselho de Administração?
• Está ajustado às necessidades da empresa?
• Reflete as distintas posições acionistas da sociedade?

Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto   http://www.efconsulting.pt
António Nogueira da Costa, Consultor Empresas Familiares (www.efconsulting.pt e antonio.costa@efconsulting.pt), 01/09/2016
Partilhar
Comentários 0